Conselheiro de Trump acusa Índia de financiar guerra na Ucrânia e defende tarifa de 50%


O conselheiro econômico da Casa Branca, Peter Navarro, usou sua conta no X para defender a imposição de tarifas de 50% sobre importações indianas anunciada pelo presidente Donald Trump – que valem a partir desta quinta, 28. Segundo Navarro, a medida não trata apenas de “comércio injusto da China”, mas de “cortar a linha de financiamento que a Índia estendeu à máquina de guerra de Vladimir Putin”.

Em série de postagens, Navarro explicou a lógica que, segundo ele, sustenta a decisão. “Consumidores americanos compram produtos indianos enquanto a Índia barra exportações dos EUA com altas tarifas e barreiras não tarifárias. A Índia usa nossos dólares para comprar petróleo russo com desconto.” Ele acusa refinarias indianas de agir com parceiros russos “silenciosos” para refinar o petróleo e revendê-lo no mercado internacional, garantindo a Moscou moeda forte para financiar a guerra.

De acordo com Navarro, antes da invasão da Ucrânia, o petróleo russo representava menos de 1% das importações indianas; hoje, supera 30%, o equivalente a mais de 1,5 milhão de barris por dia, segundo ele. Para ele, esse movimento não responde à demanda interna, mas a um “lobby de Big Oil que transformou a maior democracia do mundo em um enorme centro de refino e lavanderia de dinheiro do Kremlin”.

O conselheiro destacou que a Índia exporta mais de 1 milhão de barris diários de derivados, “mais da metade do volume de petróleo russo que importa”, e que os lucros “fluem para os titãs de energia ligados politicamente e diretamente para o cofre de guerra de Putin”. Enquanto isso, afirmou, “os EUA pagam para armar a Ucrânia e a Índia financia a Rússia”.

Navarro ainda criticou a postura de Nova Délhi em relação ao setor militar. “A Índia continua comprando armas russas enquanto exige que empresas americanas transfiram tecnologia sensível.” Ele chamou isso de “carona estratégica”.

Segundo Navarro, o governo de Joe Biden “em grande parte ignorou essa loucura”. Já Trump, ao impor a tarifa de 50% – “25% por comércio injusto e 25% por segurança nacional” -, estaria enfrentando o problema diretamente, na visão do conselheiro. “Se a Índia quer ser tratada como parceira estratégica dos EUA, precisa agir como tal. O caminho para a paz na Ucrânia passa por Nova Délhi.”



Por: Estadão Conteúdo

Estadão

Recent Posts

Presidente do Fed diz que pode estar na hora de pausar ciclo de flexibilização monetária

O presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano), Jerome Powell, afirmou que há…

40 segundos ago

Câmara aprova recondução de Daiane Lira no CNJ e Edvaldo Nilo no CNMP

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira, 29, a recondução da advogada da União, Daiane…

4 minutos ago

Juliano Cazarré fala sobre estado de saúde de filha com doença rara

O ator Juliano Cazarré atualizou o estado de saúde da filha Maria Guilhermina, diagnosticada com…

5 minutos ago

PGR avisa ao STF que aguarda informações de Castro para analisar medidas sobre operação

O procurador-geral da República Paulo Gonet comunicou nesta quarta-feira, 29, ao Supremo Tribunal Federal (STF)…

10 minutos ago

PSOL vai ao STF contra regras que flexibilizam licenciamento para minerais estratégicos

O PSOL acionou o Supremo Tribunal Federal (STF) contra decretos editados no governo de Jair…

11 minutos ago

Conmebol confirma final da Copa Sul-Americana com o Atlético-MG para o Defensores del Chaco

Principal estádio do Paraguai, o estádio Defensores del Chaco, na capital Assunção, foi o palco…

13 minutos ago

This website uses cookies.