Conmebol anuncia ações para aumentar o tempo de jogo efetivo na Libertadores e Sul-Americana


A Conmebol quer acabar com a cera no futebol da América do Sul e se aproximar da recomendação da Fifa de ao menos 60 minutos jogados por partida em suas competições. E anunciou nesta segunda-feira algumas medidas para melhorar os números já nas oitavas de final da Libertadores e da Copa Sul-Americana nesta semana. Punições estão previstas para quem “matar tempo”.

Uma das maiores reclamações nas competições da Conmebol são a catimba de clubes de alguns países, que evitam jogar bola quando estão em vantagens em jogos classificatórios ou mesmo em mata-mata.

“A Direção de Competições e Operações da Conmebol informa que, com o objetivo de aumentar a competitividade do futebol sul-americano, impulsiona ações voltadas para reduzir as interrupções do jogo, desencorajar as demoras intencionais e aumentar a dinâmica e a qualidade do espetáculo esportivo”, informou a entidade.

De acordo com a Conmebol, os principais objetivos a serem enfrentados e combatidos estão: minimizar as interrupções causadas por substituições ou atendimentos médicos, garantir um maior controle do tempo para abordar o mais perto possível nos 90 minutos de jogo real (aumentando acréscimos, se necessário), e sancionar com cartões quem quiser retroceder especificamente o reinício da partida. “O resultado final será um futebol sul-americano mais competitivo e pujante, baseado em um sólido espírito esportivo e no jogo limpo.”

“Estas medidas serão aplicadas a todas as nossas competições de futebol, e incluirão a aplicação rigorosa do regulamento ante atrasos desnecessários, bem como um chamado à responsabilidade e à colaboração de todos os atores do futebol: dirigentes, jogadores, técnicos e torcedores. Com menos tempo perdido você terá mais jogo. Com mais jogo aumenta a exigência e com isso aumenta o atrativo de partidos e torneios, para benefício de clubes e associações.”

A semana será cheia de equipes brasileiras na abertura dos mata-matas das competições da começam nesta terça-feira. São Paulo, Palmeiras, Flamengo, Internacional, Botafogo e Fortaleza jogam pela Libertadores, enquanto Fluminense e Atlético-MG atuam na Sul-Americana.



Por: Estadão Conteúdo

Estadão

Recent Posts

Integrantes de quadrilha que vendia pornografia infantil são presos em SP

Por Redação, O Estado de S. Paulo - 11/08/2025 16:33 A Polícia Civil de São…

2 minutos ago

Combatendo a ansiedade: como a Terapia de Reprocessamento Generativo (TRG) pode ajudar

A ansiedade é um desafio crescente na sociedade moderna, afetando a qualidade de vida de…

5 minutos ago

Manchester City faz ‘jogo duro’ e não quer liberar atacante Savinho para o Tottenham

Savinho, um dos destaques do Manchester City na última temporada, está na mira do Tottenham…

26 minutos ago

5 lançamentos da Netflix para a semana de 11 a 17 de agosto

De produções que mergulham em períodos históricos a narrativas que exploram o drama humano com…

32 minutos ago

Equipa Social destina R$ 100 milhões para reforma de Cras e Creas – Portal Goiás

Governador Ronaldo Caiado e coordenadora do Goiás Social, primeira-dama Gracinha Caiado, lançaram programa Equipa Social…

36 minutos ago

PCGO apreende R$ 100 mil em cigarros eletrônicos no mesmo prédio onde já havia apreendido material em maio, em Goiânia

A Polícia Civil de Goiás, por meio da 1ª Delegacia Regional de Polícia de Goiânia…

46 minutos ago

This website uses cookies.