O Congresso de El Salvador aprovou nesta quinta-feira (31) mudanças na Constituição do país que permitem a reeleição ilimitada do presidente e ampliam o mandato presidencial de cinco para seis anos. A proposta foi aprovada por 57 votos a favor e 3 contra.
O atual mandatário salvadorenho, Nayib Bukele, foi reeleito para o segundo mandato consecutivo no ano passado e não poderia disputar as próximas eleições de 2029. Com a alteração constitucional, articulada pelo partido de Bukele, o presidente fica liberado para concorrer quantas vezes quiser.
Bukele é conhecido pela cruzada contra facções criminosas e pela política de encarceramento em massa. Neste ano, El Salvador recebeu venezuelanos deportados dos Estados Unidos pelo governo de Donald Trump.
Opositores e analistas políticos alertaram que a medida aprovada nesta quinta-feira poderá levar Bukele a se perpetuar no poder, com riscos à democracia do país.
Contéudo traduzido com a ajuda de inteligência artificial, editado e revisado pela redação Broadcast, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado.
Por: Estadão Conteúdo
Nesta quarta-feira, o movimento dos astros criará um cenário dinâmico, com impactos tanto na vida…
As tortas de liquidificador fit são opções práticas e saudáveis para quem busca refeições equilibradas…
Jennepher Morais é movida pela agilidade que define o universo digital. Como tudo que viraliza…
A chegada das férias escolares transforma significativamente os hábitos familiares, incluindo as escolhas à mesa.…
Mineira de Belo Horizonte, Vitória Miranda, de 18 anos,venceu o prêmio de melhor jogadora júnior…
No dia 16 de janeiro de 2026, será divulgado o resultado do Enem (Exame Nacional…
This website uses cookies.