confirmado foco em ave de subsistência em São Paulo; total sobe para 179


Um novo caso de gripe aviária (influenza aviária em alta patogenicidade) em aves de subsistência em São Paulo foi confirmado pelo Ministério da Agricultura. O foco ocorre em aves domésticas e foi detectado nesta sexta-feira, 11.

As notificações da doença viral em aves e/ou de subsistência não trazem restrições ao comércio internacional de produtos avícolas brasileiros e não afetam o status do País de livre de gripe aviária, conforme prevê a Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA).

No total, o País já registrou 171 casos da doença em animais silvestres no País (sendo 167 em aves silvestres e 4 em leões-marinhos), sete focos em produção de subsistência, de criação doméstica, e um em produção comercial, somando 179 ao todo no País. Até o momento, apenas um caso de gripe aviária (influenza aviária de alta patogenicidade, H5N1) foi confirmado em granja comercial no País, em Montenegro, em um matrizeiro de aves na Região Metropolitana de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul – foco já encerrado. Os dados constam na plataforma de acompanhamento de Síndrome Respiratória e Nervosa das Aves do Ministério da Agricultura.



Por: Estadão Conteúdo

Estadão

Recent Posts

Vasco vacila no final e sofre empate do Ceará com gol nos acréscimos em São Januário

O Vasco não soube aproveitar o clima de confiança gerado após superar o Botafogo e…

43 minutos ago

Nestlé diz que incêndio em fábrica não teve feridos e que operação não foi impactada

Por Sabrina Legramandi. Colaborou Redação Estadão Conteúdo - 14/09/2025 22:17 A Nestlé informou neste domingo,…

1 hora ago

Neymar detona gramado sintético após jogo contra o Atlético-MG: ‘Comprovado, é uma m****’

O atacante Neymar mostrou todo o seu descontentamento por ter atuado no gramado sintético neste…

1 hora ago

Trump diz que negociações dos EUA com a China na Espanha ‘estão indo bem’

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou neste domingo, 14, que as negociações do…

2 horas ago

‘Tudo não passou de um susto’

Após sofrer um choque com Igor Gomes durante o empate de 1 a 1 com…

2 horas ago

Organização do The Town confirma para 2027 a terceira edição do festival em São Paulo

Por Redação O Estado de S. Paulo - 14/09/2025 21:30 A organização do The Town…

2 horas ago

This website uses cookies.