Confiança da Indústria cai 4,4 pontos, maior queda desde pandemia, e fecha agosto em 90,4


O Índice de Confiança da Indústria (ICI) recuou 4,4 pontos na passagem de julho para agosto, encerrando o mês em 90,4 pontos. Foi a maior queda para um mês desde o período da pandemia, conforme informou nesta quarta-feira, 27, a Fundação Getulio Vargas (FGV). Os 90,4 pontos do índice representam o menor nível desde outubro de 2023. Em médias móveis trimestrais, o ICI acumulou queda de 2,8 pontos, a 94,0 pontos.

“A queda da confiança da indústria em agosto reforça a tendência de insegurança entre os empresários. As avaliações sobre o momento atual dos negócios evidenciam a preocupação de alguns setores com o acúmulo de estoques”, escreveu em nota o economista Stéfano Pacini, do Ibre/FGV.

Ele reforça que o momento atual combina política monetária em nível restritivo e incerteza elevada dadas as novas taxações a produtos brasileiros impostas pelos Estados Unidos. “O resultado da sondagem está em linha com a complexidade da macroeconomia para o setor industrial no segundo semestre. Um cenário de contração da política monetária e de aumento da incerteza, em virtude das questões externas envolvendo Brasil e EUA, pode intensificar a desaceleração que já era esperada para o setor.”

Conforme divulgou a FGV, o Índice de Situação Atual (ISA) foi o que mais puxou a queda do ICI como um todo, recuando 3,9 pontos entre julho e agosto, para 93,4 pontos. Entre os componentes deste segmento, o que mede a situação atual dos negócios foi o destaque negativo ao retroceder 6,1 pontos – maior queda desde janeiro de 2022 -, para 91,3 pontos.

O Índice de Expectativas (IE) contraiu 4,9 pontos, a 87,6 pontos no período, com piora significativa em todos os indicadores que compõem o índice, sendo a mais intensa no ímpeto de contratações. O indicador de expectativas de emprego caiu 5,9 pontos, para 91,2 pontos, alcançando o pior resultado desde junho de 2020.

O Nível de Utilização da Capacidade Instalada da Indústria (Nuci), por sua vez, manteve-se relativamente estável, crescendo 0,1 ponto porcentual e atingindo 81,6%.



Por: Estadão Conteúdo

Estadão

Recent Posts

Troca de socos marca Houston Rockets x New Orleans Pelicans pela pré-temporada da NBA

Uma troca de socos marcou a partida entre Houston Rockets e New Orleans Pelicans pela…

3 minutos ago

Sport tenta se manter ‘vivo’ no Brasileirão contra o motivado Ceará

Sport e Ceará se enfrentam nesta quarta-feira, às 20h, na Ilha do Retiro, no Recife,…

16 minutos ago

Nota de Falecimento

O Grupo Divina Luz comunica o falecimento de Maria Luiza Nunes, ocorrido nesta terça-feira, 14,…

21 minutos ago

74% dos industriais consideram infraestrutura da região Norte regular, ruim ou péssima

A infraestrutura da região Norte do País é considerada regular, ruim ou péssima por 74%…

24 minutos ago

Novos empréstimos aumentam em setembro, mas ficam abaixo do esperado na China

Os novos empréstimos de bancos da China aumentaram em setembro, mas ficaram abaixo do esperado,…

40 minutos ago

Mirassol aposta na força em casa para segurar o Inter e seguir no G-4 do Brasileirão

O Mirassol volta a campo nesta quarta-feira, às 20h, no Estádio José Maria de Campos…

42 minutos ago

This website uses cookies.