O Índice de Confiança da Construção (ICST) subiu 0,7 ponto em setembro ante o mês anterior, para 92,3 pontos, após ter recuado 1,1 ponto em agosto, informou a Fundação Getulio Vargas (FGV) nesta quinta-feira, 25. Com o resultado, a média móvel trimestral do índice recuou 0,6 ponto.
A alta da confiança foi influenciada pelo Índice de Expectativas (IE-CST), que avançou 1,5 ponto, a 92,9 pontos, mais do que compensando a queda de 0,2 ponto do Índice de Situação Atual (ISA-CST), a 91,9 pontos, menor nível desde fevereiro de 2022 (91,4 pontos).
“O empresário da construção ficou mais pessimista no terceiro trimestre do ano. O movimento ocorreu nos três grandes segmentos da construção. De todo modo, o trimestre fecha com uma leve alta do Índice de Expectativas: a perspectiva de melhora na demanda nos próximos meses também contribuiu para a diminuição da intenção de demitir, o que pode atenuar a desaceleração percebida na atividade nos últimos meses”, disse Ana Maria Castelo, Coordenadora de Projetos da Construção do FGV/Ibre, em relatório.
Segundo ela, a volatilidade do indicador reflete um cenário de incertezas, mas ainda assim o porcentual de empresas que projeta crescimento da demanda se mantém acima do que aponta queda desde abril de 2021. “Ou seja, desde então, prevalece a percepção de que a atividade continuará a crescer ainda que em ritmo menor”, acrescentou.
O Nível de Utilização da Capacidade (Nuci) da Construção cresceu 0,6 ponto porcentual (p.p.) e alcançou 78,8%. Os Nucis de Mão de Obra e de Máquinas e Equipamentos aumentaram 0,8 e 0,4 p.p., para 80,4% e 73,7%, respectivamente.
*Conteúdo elaborado com auxílio de Inteligência Artificial, revisado e editado pela redação da Broadcast, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado.
Por: Estadão Conteúdo
O atacante Neymar trouxe para si os holofotes neste domingo (15). O clássico diante do…
Invalid Scald ID. O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, inaugurou o novo…
O governador Ronaldo Caiado cumpre agenda no Sul goiano, nesta segunda-feira (16/03). Às 9 horas,…
A Paralimpíada de Inverno de Milão-Cortina (Itália) chegou ao fim neste domingo (15). A participação…
Caravana Empreender com Você participa da 3ª Feira Braço Empreendedor da Mulher na Fé ,…
Os quatro clubes que seguem na briga pelo título da edição 2025/2026 da Champions League das Américas…
This website uses cookies.