A indústria da construção iniciou o ano de 2025 em ritmo de alerta. Dados divulgados recentemente pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) revelam que a confiança do empresário do setor diminuiu para 47,2 pontos em abril.
O resultado ficou abaixo da linha dos 50, que indica pessimismo. De acordo com o levantamento, entre os principais problemas identificados pelos empresários estão as taxas de juros elevadas, a carga tributária e o alto custo — ou falta — de mão de obra qualificada.
O relatório da CNI indica ainda, que, além disso, a insatisfação com o lucro e com a situação financeira também aumentou.
IBS chega aos poucos, mas exige atenção desde já
Com Gasto Brasil, entidades empresariais ganham aliada na fiscalização de recursos públicos
Ainda em março, o índice de evolução do nível de atividade aumentou para 47,2 pontos. No mesmo período do ano passado, a pontuação estava em 48,4. O emprego, por sua vez, apresentou estabilidade, ficando em 48,1 pontos.
Na comparação com o 4º trimestre de 2024, os dados do 1º trimestre de 2025 mostram que o índice de satisfação com a situação financeira também caiu, ao passar de 49 para 46,4 pontos. Além disso, o índice de facilidade de acesso ao crédito recuou para 37,4 pontos. Trata-se de uma queda de 0,3 ponto.
Para a obtenção dos resultados, a CNI consultou 316 empresas de pequeno, médio e grande portes, no período entre 1º e 10 de abril. O levantamento é feito em parceria com a Câmara Brasileira da Indústria da Construção.
Fonte: Brasil 61
O Ministério de Minas e Energia (MME) informou nesta quinta-feira, 4, que distribuidores de Gás…
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta quinta-feira, 4, que, se pautada no…
A Petrobras confirmou, no período da noite da quarta-feira, 3, a precificação da nova emissão…
Após anos de ausência, Douglas Santos voltou a ser chamado para defender a seleção brasileira,…
A Embraer informou nesta quinta-feira, 4, que o Panamá assinou um contrato para a aquisição…
Como em anos anteriores, a prova de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)…
This website uses cookies.