Como é a porta de plataforma do Metrô em que homem morreu ao ficar preso


Na manhã desta terça-feira, 6, um homem morreu após ficar preso entre o trem e a porta da plataforma da Estação Campo Limpo da Linha 5-Lilás do Metrô, operada pela ViaMobilidade. Depois de ficar prensada, a vítima foi atingida pelo trem.

De acordo com a ViaMobilidade, “mesmo após todos os alarmes visuais e sonoros, ele (a vítima do acidente) tentou entrar no vagão e acabou ficando preso no espaço entre as portas do trem e da plataforma”.

As portas possuem um sensor de movimento de obstrução, mas ele funciona apenas para impedir que os trens partam com as portas abertas. Não há sensores no vão entre a porta da plataforma e a porta do trem.

“A Linha 5-Lilás dispõe de um sistema, utilizado nacional e internacionalmente, de sensores de obstrução de portas para impedir que os trens partam com as portas abertas. No caso em questão, mesmo após os alarmes visuais e sonoros, ao tentar entrar no vagão, o passageiro acabou ficando no espaço entre o trem e a plataforma, onde não há sensores. Como tanto as portas de plataforma quanto as do vagão estavam fechadas, o trem partiu”, explica a concessionária.

As operações da Linha Lilás ficaram suspensas das 8h06 às 8h30, quando o funcionamento retornou.

Como funcionam as portas de plataforma?

A Linha 5-Lilás tem portas de plataforma em todas as suas estações desde 2022 com o objetivo de trazer maior segurança. A Linha 4- Amarela, também operada pela ViaMobilidade, usa o mesmo sistema de segurança, assim como a Linha 15-Prata (monotrilho).

As portas funcionam com um sistema chamado Plataform Screen Door (PSD), que evita a queda de passageiros ou objetos no lado da via através da instalação de paredes fixas e portas automáticas entre a plataforma e a via. As PSD são sincronizadas com a abertura e fechamento das portas do trem.

Segundo a ViaMobilidade, a Linha Lilás tem 1.248 portas que passam por 262 mil ciclos de abertura e fechamento por dia.

Na época de contratação do sistema de segurança, a fornecedora Bombardier atrasou os trabalhos e foi multada em mais de R$ 50 milhões.

Além das linhas Lilás e Amarela, algumas estações das Linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha também possuem as portas de segurança. Em 2019, quando foram contratadas, o governo de São Paulo afirmou que essas portas são equipamentos de segurança que permitem “a redução do número de interferências na via, aumentando a regularidade da circulação dos trens e a segurança dos usuários”.

De acordo com o contrato, as portas contratadas para as linhas Azul, Verde e Vermelha deveriam ter 2,10 metros de altura, sensor de presença de pessoas no vão entre os trens e as portas e transparência mínima de 70% nas áreas das fachadas.

Em fevereiro deste ano, as portas de plataforma começaram a ser instaladas na Sé, uma das estações mais movimentadas da capital. Outras grandes estações como a Palmeiras-Barra Funda, Corinthians-Itaquera e Tamanduateí também já têm o sistema de segurança.

Em entrevista ao Estadão, o engenheiro civil especialista em segurança no transporte viário Antônio Clóvis Ferraz, professor aposentado da Universidade de São Paulo (USP), afirmou que o modelo de portas automáticas em plataformas é seguro e diminui, no geral, o número de acidentes.

“É bastante seguro, tanto que, nos países que já utilizam, o número de acidentes graves tem sido muito menor com essa porta. Mas nenhum dispositivo é totalmente seguro. A automação parte do pressuposto de que o risco é muito pequeno, mas existe”, afirma.

A superlotação das plataformas e trens, no entanto, colabora para uma redução na segurança. “Mas este é um problema inerente a qualquer mega metrópole do mundo”, segundo ele.



Por: Estadão Conteúdo

Estadão

Recent Posts

João Fonseca faz treino especial com Alcaraz antes da estreia em Wimbledon

João Fonseca teve um treino especial antes de estrear em Wimbledon: foi à quadra com…

8 minutos ago

Niterói batiza mirante e praia com nome de Juliana Marins, que morreu na Indonésia

A prefeitura de Niterói, na região metropolitana do Rio de Janeiro, vai dar o nome…

42 minutos ago

plano Safra será o maior da história pelo terceiro ano seguido

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse em suas redes sociais que o Plano…

46 minutos ago

Mundial de Clubes entra nas oitavas de final com cenário desafiador para os brasileiros

As oitavas de final do Mundial de Clubes da Fifa começam neste sábado. De cara,…

1 hora ago

Lula vê Congresso em ‘modo 2026’ enquanto Centrão cobra emendas, cargos e o chama para briga

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva avalia que a derrubada do projeto do Imposto…

1 hora ago

Governo planeja deportar salvadorenho pela segunda vez

O governo de Donald Trump planeja deportar Kilmar Abrego García pela segunda vez, mas não…

2 horas ago

This website uses cookies.