O Supremo Tribunal Federal (STF) definiu nesta quarta-feira, 28, por unanimidade, que comissões, diretórios e outros órgãos provisórios de partidos políticos podem funcionar por no máximo quatro anos e depois disso precisam ser substituídos por unidades permanentes com eleições periódicas ou extintos.
A decisão começará a produzir efeitos a partir da publicação do acórdão do julgamento, o que deve ocorrer nas próximas semanas. As siglas que não se adequarem vão perder o direito de receber repasses dos fundos partidário e eleitoral até regularizarem a situação.
O tribunal proibiu expressamente qualquer tipo de prorrogação ou substituição desses órgãos provisórios por outros de caráter temporário, ainda que com composição diferente.
Os ministros consideraram que a duração indeterminada dos diretórios e outros órgãos provisórios, muitas vezes por influência de caciques políticos, compromete a democracia intrapartidária.
“O Brasil tem donos. Não tem presidentes de partidos. E os donos dos partidos para manter sua autoridade acabam fazendo várias intervenções”, criticou o ministro Alexandre de Moraes.
A decisão foi tomada em uma ação movida pela Procuradoria-Geral da República (PGR) contra a Reforma Política de 2017, que assegurou aos partidos “autonomia para definir sua estrutura interna e estabelecer regras sobre escolha, formação e duração de seus órgãos permanentes e provisórios e sobre sua organização e funcionamento e para adotar os critérios de escolha e o regime de suas coligações nas eleições majoritárias”.
Caberá ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a aplicação e execução da decisão do STF.
Por: Estadão Conteúdo
A mais recente pesquisa do grupo GfK em parceria com o Nuremberg Institute for Market…
O Índice de Confiança da Indústria (ICI) recuou 4,4 pontos na passagem de julho para…
Dois estreantes vão disputar a fase de liga da Champions League. O Pafos FC, do…
O juiz Marcelo Nalesso Salmaso, que concedeu liberdade provisória a um homem preso com mais…
As bolsas da Europa ensaiaram recuperação na abertura desta quarta-feira, 27, mas têm dificuldades para…
Por Redação, O Estado de S. Paulo - 27/08/2025 08:08 Dezenas de milhares de israelenses…
This website uses cookies.