Começa temporada de jabuticaba em Hidrolândia – Portal Goiás


A temporada de jabuticabas começou em Goiás, e em Hidrolândia, que é conhecida nacionalmente como a capital da fruta, produtores rurais já recebem os visitantes de todo o país. O município se consolidou como o maior produtor do fruto no mundo, unindo tradição, geração de renda e turismo rural.

Neste ano, a safra foi antecipada devido às chuvas de junho, com início em 16 de agosto. A abertura oficial foi no último dia 31, na Vinícola Jabuticabal, com a presença de autoridades locais, representantes do Governo de Goiás e técnicos da Emater Goiás.

Jabuticaba

A jabuticaba se tornou a principal fonte de renda para muitas famílias hidrolandenses, seja pela comercialização direta ou pela abertura das propriedades ao turismo. Experiências rurais, ecológicas e gastronômicas movimentam a economia e atraem visitantes que buscam viver de perto a colheita da fruta.

Jabuticaba se tornou a principal fonte de renda para muitas famílias, na comercialização direta ou na abertura das propriedades ao turismo

A Emater Goiás acompanha de perto essa trajetória, oferecendo assistência técnica em diversas frentes, como manejo do cultivo, gestão de propriedades, processamento artesanal e industrial. Além disso, desde 2021, a instituição desenvolve pesquisas sobre a fruta para ampliar a produtividade e apoiar os produtores locais.

Hoje, a unidade da Emater em Hidrolândia possui cadastro de 128 pomares e quintais com jabuticabeiras, variando de pequenas áreas a propriedades com até 42 mil pés.

Fruta e oportunidades

Para o presidente da Emater Goiás, Rafael Gouveia, a temporada fortalece o turismo rural e valoriza o município como modelo de desenvolvimento no estado.

“A fruta atrai turistas e movimenta a economia local com atrativos que vão desde a visitação aos pomares até experiências gastronômicas. As propriedades são referências para o Aconchego Rural, programa de turismo do Governo de Goiás que criamos em parceria com a Goiás Turismo”, destacou.

A extensionista agropecuária da Emater, Alenir Batista, reforça o impacto social da atividade. “Além de gerar trabalho e renda, a produção de jabuticabas leva o nome de Hidrolândia e do estado de Goiás para o mundo”, afirma.

Turismo organizado

Quem deseja aproveitar a temporada pode acessar o portal da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura de Hidrolândia, que disponibiliza um mapa interativo com informações sobre todas as propriedades participantes: www.hidrolandia.tur.br

Em plena temporada, a jabuticaba reafirma seu papel como símbolo de Hidrolândia, impulsionando o turismo e a economia local com apoio da assistência técnica da Emater Goiás.

Editado por Kattia Barreto via Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater) – Governo de Goiás

Dener Rafael

Recent Posts

Ação conjunta da CPE recaptura quatro foragidos em menos de 24 horas

Uma ação integrada das forças de segurança resultou na recaptura de quatro foragidos da Justiça…

17 minutos ago

Empresas de Caldas Novas e de Catalão recebem Selo Alimento Confiável

Na última sexta-feira, 12, duas empresas da regional Sul do Sebrae em Goiás encerraram o…

2 horas ago

Porto anuncia contratação do zagueiro brasileiro Thiago Silva

O Porto (Portugal) anunciou neste sábado (20) a contratação do zagueiro brasileiro Thiago Silva, que…

5 horas ago

CBF confirma datas de amistosos da seleção contra França e Croácia

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou as datas dos amistosos da seleção brasileira contra…

5 horas ago

11 livros para começar 2026 em equilíbrio

Começar um novo ano é sempre um convite para reorganizar prioridades e, muitas vezes, esse…

6 horas ago

Último campeão do futebol brasileiro sai na antevéspera de Ano Novo

A final da Copa do Brasil, no próximo domingo (21), não definirá o último campeão…

7 horas ago

This website uses cookies.