Com voto de Gilmar, STF tem maioria para responsabilizar redes por conteúdos


O Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria para responsabilizar as redes sociais por conteúdos ilícitos e ofensivos publicados pelos usuários. Até o momento, seis ministros votaram para declarar, parcial ou totalmente, a inconstitucionalidade do artigo 19 do Marco Civil da Internet. Esse dispositivo isenta as empresas de responder civilmente por danos causados por postagens, a não ser que descumpram uma ordem judicial de remoção.

O voto que formou maioria foi do ministro Gilmar Mendes. Ele defendeu que o artigo 19 está “ultrapassado” e é insuficiente para lidar com os crimes no ambiente digital. “Sem uma intervenção regulatória que altere os incentivos econômicos, iniciativas pontuais de moderação de conteúdo mostrar-se-ão estruturalmente insuficientes para mitigar os danos sistêmicos à democracia”, afirmou.

O ministro acrescentou: “Da forma como redigido hoje, o Marco Civil da Internet representou um véu para a irresponsabilidade das plataformas digitais. Mesmo que sejam informadas da ocorrência de crimes, elas não podem ser responsabilizadas por danos gerados por manter esse conteúdo no ar, a não ser em caso de ordem judicial’.

Gilmar se alinhou à corrente que defende a aplicação do artigo 19 somente nas hipóteses de crimes contra a honra e conteúdos jornalístico. Ou seja, nesses casos, a decisão sobre a remoção cabe somente ao Judiciário.

Como regra geral, o ministro defendeu que as plataformas digitais devem remover conteúdos criminosos e ofensivos assim que forem notificadas pelo usuário. “Poderão ser responsabilizadas se permanecerem inertes diante da ciência inequívoca de atos ilícitos”, disse Gilmar.

Os ministros Luís Roberto Barroso, Flávio Dino e Cristiano Zanin também votaram pela inconstitucionalidade parcial do artigo 19. Dias Toffoli e Luiz Fux defenderam a derrubada do dispositivo, e André Mendonça defendeu sua manutenção da forma como funciona hoje.



Por: Estadão Conteúdo

Estadão

Recent Posts

Aprovação de Lula cresce e vai a 46%, aponta pesquisa Genial/Quaest

A aprovação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) cresceu pela segunda vez consecutiva…

1 minuto ago

Ministério da Defesa autoriza pouso de avião da Força Aérea dos EUA em São Paulo

Por Redação O Estado de S. Paulo - 20/08/2025 07:46 Um avião sem identificação da…

9 minutos ago

BC da Suécia mantém juro básico em 2%, mas sinaliza possível novo corte este ano

O Banco Central da Suécia decidiu manter sua taxa básica de juros em 2%, após…

10 minutos ago

Nacional acompanha duelo final entre Inter e Fla pela Libertadores

Termina nesta quarta-feira (20) a sequência de três jogos seguidos entre Internacional e Flamengo. Como…

24 minutos ago

PPI da Alemanha cai 1,5% na comparação anual de julho

O índice de preços ao produtor (PPI, pela sigla em inglês) da Alemanha recuou 1,5%…

26 minutos ago

Internacional e Flamengo decidem vaga nas quartas da Libertadores no Beira-Rio

Internacional e Flamengo voltam a se enfrentar no Beira-Rio, nesta quarta-feira, às 21h30, desta vez…

29 minutos ago

This website uses cookies.