Com ‘pneu’, Sabalenka encerra série invicta de Swiatek e disputa 1ª final de Roland Garros


Em um dos jogos mais aguardados desta edição de Roland Garros, a belarussa Aryna Sabalenka levou a melhor sobre a polonesa Iga Swiatek, nesta quinta-feira, e garantiu vaga em sua primeira final no Grand Slam francês. A número 1 do mundo encerrou a série invicta da tetracampeã ao vencer por 2 sets a 1, com parciais de 7/6 (7/1), 4/6 e 6/0, em 2h19min.

O duelo, um clássico da atual geração do tênis feminino, foi marcado por oscilações de ambas as tenistas, principalmente no primeiro set. Sabalenka, no entanto, foi mais sólida no set decisivo, sem perder um game sequer, 0 para derrubar a adversária, que tinha ligeiro favoritismo para o confronto.

Swiatek vinha de três títulos consecutivos no saibro de Paris – foi campeã também em 2020. Ao ser batida nesta semifinal, a polonesa teve encerrada uma série invicta de 26 vitórias consecutivas em Roland Garros. Além disso, a ex-número 1 do mundo tinha retrospecto de oito vitórias e quatro derrotas para a rival belarussa até o jogo desta quinta. Era 5/1 somente no saibro.

Com a grande vitória, a líder do ranking vai disputar pela primeira vez uma final em Roland Garros. Até então, seu melhor resultado era a semifinal, em 2023. Ela busca seu quarto título de Grand Slam na carreira. Até agora, ela soma dois troféus do Aberto da Austrália e um do US Open.

Sabalenka também superou Swiatek em uma estatística relevante. Ela soma agora seis finais de torneios de Grand Slam nesta década. A polonesa era quem dominava o cenário até então, com cinco decisões.

Disputado com o teto fechado na quadra central, o aguardado duelo entre Swiatek e Sabalenka começou com forte domínio da belarussa, que fez 3/0 e chegou a ter 0/30 no saque da rival polonesa. Swiatek, então, iniciou sua reação, culminando numa virada para 5/4. Ambas as tenistas eram irregulares em seus serviços, o que gerou uma chuva de quebras de saque. Foram oito ao longo da parcial, decidida no tie-break a favor de Sabalenka.

O segundo set manteve nos primeiros games o equilíbrio da parcial anterior. Swiatek começou com quebra, mas tampouco conseguiu sustentar seu saque no game seguinte: 1/1. A vantagem veio na sequência, quando Sabalenka voltou a perder o serviço. A tetracampeã de Roland Garros conseguiu manter seus games de saque e encaminhou o set, empatando o duelo e forçando a terceira parcial.

O set decisivo repetiu o início do primeiro, desta vez sem a parte da reação de Swiatek. A belarussa obteve a primeira quebra, abriu 3/0 e embalou para buscar um “pneu” (vitória no set sem ceder games) contra a atual número cinco do mundo.

A outra semifinal, a ser disputada ainda nesta quinta, vai reunir a sensação francesa Lois Boisson, apenas a 361ª do ranking, e a americana Coco Gauff, vice-campeã em 2022. A final feminina está marcada para sábado, às 10 horas (de Brasília).



Por: Estadão Conteúdo

Estadão

Recent Posts

Nota de Falecimento

O Grupo Divina Luz comunica o falecimento de Max Antônio Santana, ocorrido neste domingo, 16,…

2 horas ago

Baralho cigano: previsão para os 12 signos de 17 a 23 de novembro de 2025

As cartas do baralho cigano enfatizam a importância do alinhamento emocional e da clareza nas…

3 horas ago

Horóscopo do dia: previsão para os 12 signos em 17/11/2025

Esta segunda-feira trará um clima leve, permitindo que os nativos de cada signo encontrem mais…

8 horas ago

Flamengo goleia Sport e assume liderança; Palmeira vence Santos

O Flamengo goleou o Sport por 5 a 1, na noite deste sábado (15) na…

16 horas ago

Diogo Moreira conquista Campeonato Mundial de Moto2

O brasileiro Diogo Moreira conquistou, neste domingo (16), o título do Campeonato Mundial de Moto2,…

16 horas ago

Zagueiro Gabriel Magalhães é cortado da seleção brasileira

O zagueiro Gabriel Magalhães, do Arsenal (Inglaterra), foi cortado da seleção brasileira por causa de…

19 horas ago

This website uses cookies.