O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, afirmou nesta terça-feira, 9, que o ex-presidente da República Jair Bolsonaro realmente alterou a minuta do golpe de Estado. Segundo Moraes, testemunhos dos ex-comandantes das Forças Armadas confirmaram a “evolução na redação” do documento, sendo mantido o conteúdo golpista do mesmo. “Bolsonaro realmente mexeu no decreto. Óbvio. Se ele é o líder da organização criminosa, se ele queria se perpetuar no poder, se ele chama os comandantes das Forças e o ministro da Defesa para apresentação, e se ele diz que há necessidade de algumas alterações, e ele próprio disse que discutiu isso, é óbvio que os decretos, as minutas foram mudando por vontade predominantemente de quem? Do líder da organização criminosa”, destacou.
Ainda de acordo com Moraes, a negativa “contundente” à minuta do golpe, de parte da ex-cúpula das Forças Armadas e o apoio dos mesmos à democracia, fez com que a “consumação do golpe começasse a diminuir”. Nesse momento, Moraes destacou que não se pode confundir consumação do golpe com consumação do crime de golpe de Estado.
“São coisas diversas. O crime de golpe de Estado e o crime de abolição do Estado democrático de direito. A mera tentativa, até porque a consumação não vai possibilitar responsabilidade de ninguém, a tentativa ela consuma o crime. Todos esses fatos executórios, desde junho de 2021 até 8 de janeiro de 2023, foram atos executórios que consumaram os crimes de abolição do Estado democrático de direito e golpe de Estado”, destacou o ministro. “Não consumaram o golpe, mas não há necessidade de consumação do golpe. Eu repito, tentar aboli-lo, tentar o golpe. E ninguém aqui na história da humanidade viu golpista que deu certo se auto colocar no banco dos réus. Na verdade, quem estaria no banco dos réus seria o Supremo Tribunal Federal, seriam as instituições democráticas”, ponderou.
Por: Estadão Conteúdo
O Ibovespa operou colado à estabilidade ao longo da sessão, em variação restrita, de apenas…
A Suprema Corte dos EUA aceitou, nesta terça-feira, 9, conceder uma audiência excepcionalmente rápida em…
A venda da Unidade de Industrialização do Xisto (SIX), localizada em São Mateus do Sul…
Mariah Eveline, amiga de Maidê Mahl, que passou três dias desaparecida ano passado, revelou que…
Elemento versátil e cheio de possibilidades, a bancada vem conquistando espaço nos projetos de arquitetura…
A proteína vegetal desempenha um papel fundamental na alimentação, oferecendo uma alternativa saudável e sustentável…
This website uses cookies.