As expectativas de inflação, medidas por diferentes instrumentos e obtidas de diferentes grupos de agentes, mantiveram-se acima da meta de inflação em todos os horizontes, tornando o cenário de inflação mais adverso, segundo a ata divulgada nesta terça-feira, 13, pelo Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central. O colegiado elevou a taxa básica de juros de 14,25% para 14,75% ao ano na quarta-feira da semana passada.
“A desancoragem das expectativas de inflação é um fator de desconforto comum a todos os membros do Comitê e deve ser combatida”, enfatizou o documento. De acordo com a ata, foi ressaltado na reunião que ambientes com expectativas desancoradas aumentam o custo de desinflação em termos de atividade. “O cenário de convergência da inflação à meta torna-se mais desafiador com expectativas desancoradas para prazos mais longos.”
Na discussão sobre o tema das expectativas de inflação, a principal conclusão obtida e compartilhada por todos os membros do Comitê, conforme o parágrafo 13 da ata, foi o de que, em ambiente de expectativas desancoradas, exige-se uma “restrição monetária maior e por mais tempo do que outrora seria apropriado”.
Por: Estadão Conteúdo
A sensação do futebol brasileiro em 2025 iniciou a temporada mostrando que deseja continuar surpreendendo.…
O baiano Edson Bindilatti, de 46 anos, está garantido na sexta Olimpíada de Inverno da…
Há frutas que apenas alimentam e há frutas que contam histórias e nos trazem memórias…
Maior vencedor do Campeonato Baiano e atual campeão, o Bahia iniciou bem a caminhada em…
Quatro jogos encerraram a fase de grupos da Copa São Paulo de Futebol Júnior neste…
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) confirmou, neste domingo (11), o horário da edição 2026…
This website uses cookies.