As expectativas de inflação, medidas por diferentes instrumentos e obtidas de diferentes grupos de agentes, mantiveram-se acima da meta de inflação em todos os horizontes, tornando o cenário de inflação mais adverso, segundo a ata divulgada nesta terça-feira, 13, pelo Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central. O colegiado elevou a taxa básica de juros de 14,25% para 14,75% ao ano na quarta-feira da semana passada.
“A desancoragem das expectativas de inflação é um fator de desconforto comum a todos os membros do Comitê e deve ser combatida”, enfatizou o documento. De acordo com a ata, foi ressaltado na reunião que ambientes com expectativas desancoradas aumentam o custo de desinflação em termos de atividade. “O cenário de convergência da inflação à meta torna-se mais desafiador com expectativas desancoradas para prazos mais longos.”
Na discussão sobre o tema das expectativas de inflação, a principal conclusão obtida e compartilhada por todos os membros do Comitê, conforme o parágrafo 13 da ata, foi o de que, em ambiente de expectativas desancoradas, exige-se uma “restrição monetária maior e por mais tempo do que outrora seria apropriado”.
Por: Estadão Conteúdo
Em agosto de 2025, o Senado aprovou três nomes para a diretoria colegiada da Agência…
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou nesta segunda-feira, 12, o uso do medicamento…
A Polícia Civil do Estado de Goiás, por meio da Delegacia Estadual de Repressão a…
Um acidente de trânsito envolvendo um carro e uma motocicleta foi registrado no fim da…
IPVA 2026 pode ser pago até dia 15 de janeiro com 8% de desconto (Fotos:…
O Grupo Divina Luz, com pesar, comunica o falecimento de José Filho Rosa, ocorrido nesta…
This website uses cookies.