Coco Gauff abusa das duplas faltas e chora em quadra, mas derrota machucada croata no US Open


Principal aposta dos norte-americanos no US Open, Coco Gauff, campeã de 2023, teve uma quinta-feira de superação no Arthur Ashe Stadium, nesta quinta-feira, diante de Donna Vekic. Errando bastante e sofrendo com as duplas faltas (oito ao longo do jogo), a número 3 do mundo desmoronou emocionalmente no primeiro set, foi às lágrimas em quadra, mas conseguiu se recompor para derrotar a croata, que sentiu uma lesão no braço direito, em sets diretos, parciais de 7/6 (7/5) e 6/2.

O triunfo e a vaga à terceira fase do último Gran Slam do ano pelo quarto ano seguido foi celebrado de pé pelo público que lotou a quadra principal do complexo de Flushing Meadows, em Nova York. Personalidades como a ginasta Simone Biles e o cineasta Spike Lee engrossaram a torcida pela norte-americana, bastante aplaudida após a vitória.

“Vocês me trazem tanta alegria”, começou sua entrevista na quadra, ovacionada pela torcida. “Estou fazendo isso por mim, mas também por vocês. Não importa o quão difícil esteja por dentro, você consegue”, disse, após se superar.

Gauff ainda revelou inspiração em Biles para se reerguer. “Eu a vi e ela me ajudou a acertar a bola. Eu pensei: ‘Se ela consegue subir numa trave de 15 centímetros e fazer isso com toda a pressão do mundo, então eu consigo bater a bola nesta quadra’. Ela é uma inspiração”, disse a emocionada Gauff, que agora terá pela frente a polonesa Magdalena Frech, algoz da local Peyton Stearns, de virada, parciais de 6/7 (6/8), 6/3 e 6/2.

Gauff tenta entrar para um seleto grupo de compatriotas que ganharam mais de uma vez o último Grand Slam da temporada. Na era aberta, Billie Jean King foi a primeira a alcançar o feito, erguendo o troféu nas edições de 1971, 72 e 74. Chris Evert foi campeã em seis edições (1975, 76, 77, 78, 80 e 82), Tracy Austin sagrou-se bicampeã (1979 e 81), a checa naturalizada americana Martina Navratilova ganhou quatro vezes (1983, 84, 86 e 87) e depois vieram as irmãs Williams, com Venus ganhando em 2000 e 2001 e Serena em 1999, 2002, 2008, 2012, 2013 e 2014.

Sob pressão por jogar ‘em casa’, Gauff começou a partida no Arthur Ashe Stadium errando bastante e perdendo o saque ao cometer dupla falta. Agressiva, a croata buscou assumiu o protagonismo na partida e logo abriu 2 a 0. Mas a norte-americana rapidamente voltou para o jogo ao virar para 4 a 2.

O embate era tenso e repleto de reviravoltas, entretanto. Quando estava na parede, Vekic pressionou o serviço por duas vezes, aproveitou os break points e foi ao serviço para fechar, com 5 a 4. Gauff sofria com o saque e abusava das duplas faltas.

A obrigação de ganhar a fez desabar no choro antes mesmo de o primeiro set acabar. A terceira do ranking disputou o 10º game enxugando lágrimas. Sua mãe, nas tribunas com o staff, a incentivava e veio nova quebra e empate. O abatimento era visível e Vekic voltou à frente em mais uma dupla falta da local. Porém, sentiu dores no cotovelo direito, pediu atendimento médico e não conseguir aproveitar a segunda vez para fechar. O set com oito quebras foi ao tie-break e deu Gauff por 7 a 5.

Enquanto a machucada croata não escondia sua frustração e atirou a raquete ao chão ao perder um set que estava nas mãos, Gauff, ainda bastante sensível e com olhos marejados, se dirigiu ao banheiro para tentar se restabelecer emocionalmente.

As tenistas iniciaram o segundo set recuperadas. Gauff recomposta emocionalmente e Vekic sem acusar as dores. Empurrada pela torcida, a americana quebrou no terceiro game e evitou a resposta de imediato para abrir bons 3 a 1. As caretas da croata eram, agora, por seus erros não forçados.

Depois de perder o set mais uma vez com pontos diretos, a croata já não conseguia mais demonstrar forças para equilibrar as ações. Em seu segundo match point, Gauff foi à rede e definiu a vitória. Comemorou gritando bastante, de alegria e alívio.



Por: Estadão Conteúdo

Estadão

Recent Posts

tudo o que tem saído sobre alternativas à MP derrubada é especulação ou vazamento

O secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Dario Durigan, afastou a possibilidade de tributar, via aumento…

1 minuto ago

Papa Leão XIV ganha cavalo árabe puro-sangue de presente

Por Redação O Estado de S. Paulo - 15/10/2025 21:23 O papa Leão XIV, amante…

2 minutos ago

Palmeiras dá show e atropela o Red Bull Bragantino em nova virada pelo Brasileirão

O Palmeiras mostrou novamente seu poderio ofensivo e capacidade de reverter situações adversas. Na noite…

4 minutos ago

Refit tem pedido para liberar cargas de combustíveis retidas indeferido pelo TJRJ

O juiz Arthur Eduardo Magalhães Ferreira, da 5ª Vara Empresarial do Tribunal de Justiça do…

13 minutos ago

Trump diz que utiliza tarifas como forma de parar guerras

O presidente americano, Donald Trump, afirmou que usa tarifas como uma maneira de parar guerras,…

14 minutos ago

Polícia Civil localiza, em Águas Lindas, foragida por matar vítima em bar no interior do Maranhão – Policia Civil do Estado de Goiás

A Polícia Civil de Goiás, através da 1ª Delegacia Distrital de Polícia de Águas Lindas…

20 minutos ago

This website uses cookies.