CNJ descobre 3 mil processos represados em cartório e afasta juiz por ‘reiterada negligência’


O Conselho Nacional de Justiça decidiu, por maioria de votos, colocar em disponibilidade o juiz Cláudio Cardoso França, do Tribunal de Justiça do Rio, por morosidade e ‘reiterada negligência’ com prazos processuais. Os autos disciplinares indicam cerca de 3 mil processos represados em cartório, aguardando remessa para conclusão. O volume representa 30% do total de ações em curso na 5.ª Vara Cível de Campos dos Goytacazes, região Norte do Estado.

Até a publicação deste texto, o Estadão buscou contato com o juiz, mas sem sucesso. O espaço está aberto para sua manifestação.

Segundo informou o CNJ, o juiz também foi acusado de ‘fraudar fluxo’ de processos em ambiente virtual para omitir processos conclusos – quando os autos são encaminhados ao juiz para que tome alguma decisão, despacho ou sentença. Por meio desse expediente, destaca o CNJ, ele poderia pleitear transferência para outra comarca.

França já havia recebido sanções de censura da Corte fluminense em três ocasiões.

O CNJ decidiu impor a disponibilidade ‘após repetidas condutas relacionadas à morosidade’. Disponibilidade significa que o magistrado fica afastado das funções.

A decisão do Conselho foi tomada em Revisão Disciplinar 0003569-04.2021.2.00.0000 instaurada pelo próprio CNJ. O procedimento pretendia agravar a sanção ao magistrado, após três censuras da Corte fluminense.

Inspeções realizadas na 5.ª Vara Cível de Campos mostraram que ‘o processamento do cartório seguia organização interna de acordo com planejamento e método traçados pelo próprio magistrado’. Ficava a cargo do gabinete de França definir quantos e quais tipos de processos seriam levados para a 5.ª Vara.

“É nítida a reiteração de condutas em total desprezo às ordens da Corregedoria local (do Tribunal de Justiça do Rio), o que comprometeu sobremaneira a atividade jurisdicional e os direitos do jurisdicionado em relação à tramitação razoável a tempo e modo do processo”, afirma o conselheiro Pablo Coutinho.



Por: Estadão Conteúdo

Estadão

Recent Posts

Horóscopo do dia: previsão para os 12 signos em 24/12/2025

Esta quarta-feira pedirá mais atenção ao modo de agir diante de limites, pressões e situações…

6 horas ago

Arrascaeta é finalista no tradicional prêmio Rei da América

O meio-campista uruguaio Giorgian de Arrascaeta, do Flamengo, é um dos finalistas da edição 2025…

9 horas ago

Lyon anuncia contratação por empréstimo do atacante Endrick

O Lyon (França) anunciou a contratação por empréstimo do atacante Endrick. Segundo o Real Madrid…

11 horas ago

9 pratos veganos para a ceia de Natal

O Natal é uma época marcada pela alegria, calor humano e, é claro, pela deliciosa…

12 horas ago

A empresa familiar Madeireira Mineira abre espaço para novos horizontes e mercados | ASN Goiás

A Madeireira Mineira, que fica em Valparaíso de Goiás, foi fundada em 1999 pelo casal…

12 horas ago

This website uses cookies.