Ciro Nogueira defende um candidato ‘estilo Tarcísio’ para 2026


O presidente do PP e senador Ciro Nogueira (PI) disse preferir ter apenas um candidato da direita em 2026 se for um nome que “unifique a todos”, como seria, para ele, o governador de São Paulo Tarcísio de Freitas (Republicanos). “Se for um candidato estilo Tarcísio, que unifique a todos, do MDB ao PL, não tenho dúvida que é melhor ter um só candidato”, afirmou em entrevista ao programa Canal Livre, da Band neste domingo, 12.

O senador voltou a dizer que vê Tarcísio e o governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD), como os nomes mais viáveis para o pleito do ano que vem. “Eu defendo nós escolhermos o melhor candidato à Presidência possível, analisando não só intenção de voto, mas rejeição e desconhecimento, que favorece muito os nomes do Ratinho e do Tarcísio”, disse.

Na última quinta-feira, 9, após uma visita ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), o senador lançou farpas na direção do governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), outro nome que tenta se cacifar à direita para a disputa presidencial. Ciro afirmou não ter nada contra Caiado, mas reforçou que o “candidato tem que mostrar viabilidade. Não sou eu que vou impedir ou apoiar sua candidatura. Quem tem que apoiar é o povo.”

Segundo pesquisa Genial/Quaest divulgada na última quinta-feira, 9, o nome do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) é o mais rejeitado como candidato (68% dos eleitores não votariam nele). Tarcísio tem rejeição de 41%, enquanto Ratinho é rejeitado por 40%. Os governadores de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), e de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), têm rejeição de 43% e de 32%, respectivamente.

Para Ciro, que é cotado para ser candidato a vice-presidente em uma chapa da direita em 2022, a escolha deve seguir dois critérios: “Primeiro que não prejudique; se puder agregar eleitoralmente, melhor ainda”. Ele afirmou que o sobrenome Bolsonaro “agrega com certeza”, mas destacou que é preciso ponderar a questão da rejeição. “Temos que ser muito pragmáticos e fazer escolha em cima de pesquisas, em cima de dados”, disse.

Para Nogueira, Moraes não é ‘tirano’, mas STF deve dar ‘passo atrás’

Nogueira disse ainda não considerar que o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), seja “ditador e tirano”, como acusam apoiadores do ex-presidente Bolsonaro.

Questionado sobre o tema no programa Canal Livre, ele respondeu: “Não acho isso não. Acho que há um excesso de ativismo judicial no País, é chegado o momento de dar um passo atrás, porque se não, vamos ter uma eleição no próximo ano em que a discussão vai ser o Supremo, isso é ruim para a democracia”, afirmou.

As acusações de ativismo judicial contra o STF têm sido comuns nos últimos anos, e se intensificaram em meio ao julgamento que condenou o ex-presidente Bolsonaro a 27 anos e 3 meses de prisão por golpe de Estado. Na ocasião, Moraes rebateu a acusação ao defender os procedimentos da investigação e da condução do processo.



Por: Estadão Conteúdo

Estadão

Recent Posts

paciente intoxicado por metanol recebe alta após fazer parte do tratamento com vodca russa

Cláudio Crespi, de 55 anos, que foi intoxicado por metanol, recebeu alta do Hospital Municipal…

5 minutos ago

Tomás Rincón, com edema muscular, vira dúvida do Santos para clássico com Corinthians

O volante venezuelano Tomás Rincón deve ser um desfalque para o técnico do Santos, Juan…

8 minutos ago

Tratando-se contra um câncer, Val Marchiori posta vídeo cortando o cabelo

Val Marchiori usou sua conta no Instagram para publicar um vídeo em que corta parte…

10 minutos ago

Judocas brasileiras levam 4 medalhas no 1º dia do Grand Prix de Lima

A delegação brasileira feminina de judô emplacou quatro pódios, com direito a dobradinha ouro e…

40 minutos ago

Navio da Guarda Costeira chinesa colide e danifica embarcação das Filipinas

Um navio da guarda costeira chinesa usou um potente canhão de água no domingo (12)…

43 minutos ago

Memphis marca e dá 2 assistências em goleada de 4 a 0 da Holanda sobre a Finlândia

Maior artilheiro da Holanda, Memphis ampliou seu recorde para 54 gols ao marcar mais um…

1 hora ago

This website uses cookies.