Categories: Últimas Notícias

Cine Ipiranga reabrirá por um dia para mostra, após 20 anos fechado


Após 20 anos fechado, o Cine Ipiranga volta a receber o público neste sábado, 12, com a 1ª Mostra Angústia de Cinema. O espaço será reocupado por artistas e cineastas que usam a angústia como força criativa para refletir sobre a realidade do Brasil. A programação inclui curtas-metragens inéditos, painéis com especialistas e performances artísticas, tudo com entrada gratuita.

A mostra é resultado de uma parceria entre o ateliê de arte Angústia e a produtora MyMama Entertainment, e trará temas como violência, desigualdade, migração e resistência. Os curtas foram dirigidos por nomes como Fabrício Brambatti (conhecido como Urso Morto), Tommaso Protti e Carol Pires, nomes que já passaram por festivais internacionais e grandes publicações, como The New Yorker e Le Monde.

Para participar das sessões, basta reservar o ingresso na plataforma Sympla ou retirá-lo na bilheteria do local. Já as exposições e atrações paralelas não exigem inscrição prévia.

Títulos inéditos

Entre os destaques estão As 7 Mortes de Pedro, que mergulha na mente de um garoto obcecado por compreender o fim da vida, e Maldito Darién, que acompanha migrantes atravessando uma das rotas mais perigosas do mundo. Já Terra Vermelha apresenta uma década de vivências na Amazônia, resultado da parceria entre Brambatti e Protti. “São filmes que falam sobre assuntos negligenciados, mas que o debate é fundamental”, reflete Urso Morto.

Com diferentes abordagens estéticas, os filmes têm como elo comum a coragem de provocar, refletir e incomodar. A mostra também exibe obras como Cativeiro, sobre prisões emocionais e sociais, Brasil Impossível, que mistura amor e caos no retrato de um país em ebulição, e Meu Coração Já Não Aguenta Mais, exibido no Festival do Rio, sobre sonhos obstruídos pela realidade.

Além das sessões de cinema, o público poderá participar de bate-papos com especialistas como Vera Iaconelli, Maria Beatriz Nogueira (ACNUR), Palomaris, Auá Mendes e o próprio Urso Morto. Haverá ainda exposição de fotografias, instalações artísticas, performances e rodas de conversa com nomes da arte, saúde mental, política e causas indígenas.



Por:Estadão Conteúdo

Estadão

Recent Posts

veja como fica chaveamento da semifinal após classificação de Cruzeiro e Vasco

Os dois últimos classificados para a semifinal da Copa do Brasil foram definidos nesta quinta-feira.…

8 minutos ago

Autora viraliza com menção a Pedro Bandeira, e escritor reage

Por Redação O Estado de S. Paulo - 12/09/2025 08:53 A autora Lavínia Rocha postou…

10 minutos ago

novos empréstimos se recuperam em agosto, mas ficam bem abaixo do esperado

Os novos empréstimos de bancos da China se recuperaram em agosto, mas ficaram abaixo do…

26 minutos ago

Força Tática de Goianésia recupera veículo com registro de apropriação indébita

Na tarde desta quinta-feira, 11, a equipe de Força Tática do 23º Batalhão da Polícia…

32 minutos ago

BC corta juros em 100 pontos-base, a 17%, mas alerta que manterá condições restritivas

O Banco Central da Rússia cortou sua taxa básica de juros em 100 pontos-base, a…

42 minutos ago

This website uses cookies.