Chuvas em setembro favorecem desenvolvimento de cultivos de inverno, diz Conab


Os bons volumes de chuva registrados na região Sul nos 20 primeiros dias de setembro favoreceram os cultivos de inverno na maior parte das áreas produtoras, informou a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) no boletim mensal de monitoramento agrícola. Os maiores volumes de precipitação foram registrados no Rio Grande do Sul, segundo a Conab.

A estatal destacou no boletim que as condições têm sido favoráveis nas principais regiões produtoras de trigo, principal cultura de inverno, mesmo com o registro de geadas e tempestades em algumas áreas. O índice de vegetação das lavouras encontra-se próximo ou acima da safra anterior, segundo a Conab.

“No Rio Grande do Sul, principal estado produtor de trigo, a condição geral das lavouras é considerada boa. No Paraná, outro importante produtor, o clima favoreceu o avanço da colheita e a maior parte das lavouras encontra-se em maturação, enquanto que em Santa Catarina a cultura apresenta bom potencial produtivo”, apontou a Conab. Em Santa Catarina, a maior parte das lavouras está em desenvolvimento vegetativo, enquanto algumas avançam para o enchimento de grãos, com a alta umidade e a alternância entre períodos de sol favorecendo o crescimento das plantas.

Em paralelo, a semeadura da nova safra de verão está avançando, segundo a Conab, principalmente, sob o cultivo irrigado ou em áreas com disponibilidade de água no solo. “O plantio de arroz irrigado está no início, no Rio Grande do Sul, concentrado nas áreas de cultivo pré-germinado, e em Santa Catarina, a semeadura do grão está mais avançada no litoral Norte. Já a semeadura do milho primeira safra ocorre em ritmo acelerado na região Sul, favorecida pelo aumento das temperaturas e pelas precipitações regulares”, observou a Conab.

Quanto à soja, a Conab informou que o plantio é incipiente no Centro-Oeste e concentrado em áreas irrigadas. No Paraná, o cultivo da nova safra foi iniciado em algumas áreas das regiões oeste e sudoeste, “onde a umidade no solo tem permitido às operações de campo e propiciado um bom desenvolvimento inicial das lavouras”, segundo a estatal.



Por: Estadão Conteúdo

Estadão

Recent Posts

Fortaleza vence o Sport, amplia tabu e ganha fôlego na luta contra degola do Brasileirão

O Fortaleza ganhou um respiro na luta contra o rebaixamento e ampliou o tabu diante…

11 minutos ago

Mercadante diz que BNDES vai proteger empresas prejudicadas por tarifas de Trump

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) tem como objetivo proteger as empresas…

26 minutos ago

Príncipe Saudita defende na ONU fim da agressão à Gaza e criação do Estado palestino

O príncipe e ministro das Relações Exteriores da Arábia Saudita, Faisal bin Farhan Al Saud,…

27 minutos ago

Rádio Nacional transmite Fluminense x Botafogo neste domingo (28)

A 25ª rodada do Campeonato Brasileiro tem como atração um dos clássicos mais antigos do…

38 minutos ago

Mönchengladbach sai perdendo de 6 a 0, reage, mas cai diante do Eintrach em jogo de 10 gols

Tradicional clube da Alemanha, com cinco títulos nacionais e um vice da Liga dos Campeões,…

1 hora ago

Tumulto em comício eleitoral de ator na Índia deixa ao menos 31 mortos, dizem autoridades

Um tumulto em um comício eleitoral no sul da Índia neste sábado, 27, deixou ao…

2 horas ago

This website uses cookies.