A China pode tomar medidas legais contra as tentativas dos Estados Unidos de impor restrições ao uso de chips chineses, disse o Ministério do Comércio do país.
“A China acredita que os EUA estão abusando dos controles de exportação para reprimir e conter o país, violando o direito internacional e as normas básicas das relações internacionais”, afirmou o ministério em um comunicado nesta quarta-feira.
Os controles prejudicam os direitos e interesses das empresas chinesas e colocam em risco os objetivos de desenvolvimento nacional, acrescentou a pasta.
“Qualquer organização ou indivíduo que aplique ou auxilie na aplicação dessas medidas dos EUA pode estar violando a Lei Anti-Sanções Estrangeiras da China, além de outras leis e regulamentos relevantes, e arcará com as responsabilidades legais correspondentes”, diz o comunicado.
A declaração veio após outro alerta emitido na semana passada pelo Ministério do Comércio chinês, que disse que a China tomará “medidas resolutas” em resposta aos controles de chips dos EUA.
Na semana passada, o Departamento de Comércio dos EUA emitiu uma diretiva dizendo que o uso dos chips da gigante de tecnologia Huawei Technologies em qualquer lugar do mundo viola os controles de exportação dos EUA, antes de posteriormente alterar a redação para dizer que o uso dos chips traz riscos.
Um porta-voz do Ministério do Comércio chinês disse na segunda-feira, 19, que a ação dos EUA contra os chips de ponta da Huawei prejudica o recente acordo comercial entre os países. Pequim e Washington concordaram em reduzir tarifas entre si no início deste mês. Fonte: Dow Jones Newswires.
Por: Estadão Conteúdo
As bolsas da Europa fecharam sem direção nesta terça-feira, 7, com as principais praças perto…
O quiabo é um vegetal nutritivo, rico em fibras, vitaminas e minerais que contribuem para…
O avanço na tarifa de eletricidade residencial (10,34%), após o desconto nas contas de luz…
Mais de 200 alpinistas ainda estão presos no Monte Everest nesta terça-feira, 7, após uma…
A Câmara Brasileira do Livro (CBL) acaba de divulgar os finalistas do Prêmio Jabuti 2025.…
Única brasileira no WTA 1000 de Wuhan (China), a tenista Luisa Stefani venceu a estreia…
This website uses cookies.