Categories: Últimas Notícias

China isenta de tarifas, discretamente, alguns produtos fabricados nos EUA


O governo da China isentou de suas tarifas retaliatórias algumas importações dos EUA que o país teria dificuldade em obter imediatamente de outros países para proteger seus interesses nacionais, disseram pessoas familiarizadas com o assunto. Entre os produtos, estão alguns semicondutores, equipamentos para fabricação de chips, produtos médicos e peças de aviação.

O esforço chinês envolveu vários órgãos governamentais, com a coordenação supervisionada pela Comissão de Tarifas Aduaneiras do Conselho de Estado, o gabinete do país. Segundo uma das fontes, Pequim se absteve de anunciar publicamente suas isenções tarifárias para não revelar suas vulnerabilidades estruturais, deixando espaço para ajustes e negociações futuras.

Dois comerciantes de semicondutores disseram que a alfândega chinesa suspendeu as tarifas sobre oito categorias de chips fabricados nos EUA, incluindo unidades centrais de processamento, a partir de 24 de abril. As autoridades chinesas não removeram as tarifas sobre chips de memória dos EUA. Muitos chips desenvolvidos pela Intel e Texas Instruments estão isentos das tarifas, enquanto alguns produtos americanos da fabricante de chips de memória Micron Technology continuarão sujeitos às tarifas.

Pequim preparou uma lista de importações dos EUA das quais planeja remover as tarifas, disseram algumas das fontes. Os produtos em consideração também incluem alguns produtos químicos industriais, como quartzo e etano, bem como máquinas de litografia, helicópteros e vacinas. As fontes alertaram que a lista pode mudar à medida que as discussões prosseguem.

Já o órgão regulador da aviação da China instruiu algumas companhias aéreas a suspenderem o recebimento de aeronaves e componentes dos EUA. A isenção para peças de aeronaves, como motores, permitirá que o país continue com a manutenção e a fabricação de aeronaves. A China possui uma fabricante nacional de aviões, a Comac, que continua dependente de cadeias de suprimentos estrangeiras. Autoridades chinesas também estão avaliando a isenção de tarifas para companhias aéreas chinesas que alugam jatos dos EUA, disse uma das pessoas. Fonte: Dow Jones Newswires.



Por: Estadão Conteúdo

Estadão

Recent Posts

Corinthians se classifica para decisão da Copa Libertadores Feminina

O Corinthians superou a Ferroviária por 6 a 5 na disputa de pênaltis, após um…

57 segundos ago

Cármen pede mudança em relatoria de ‘filhotes da tese do século’; troca pode beneficiar União

A ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal (STF), propôs a redistribuição da ação que…

3 minutos ago

PicPay fecha parceria com Ademicon e entra no mercado de consórcios

O banco digital PicPay, com mais de 64 milhões de clientes, anunciou nesta quarta-feira, 15,…

14 minutos ago

Mirassol bate Internacional por 3 a 1´e se mantém como único mandante invicto do Brasileirão

Estreante do Campeonato Brasileiro, o Mirassol continua surpreendendo por sua excelente campanha. A vítima nesta…

16 minutos ago

This website uses cookies.