O Ministério das Relações Exteriores da China confirmou nesta quarta-feira (2) que o primeiro-ministro Li Qiang representará o país na Cúpula dos Brics, que começa no sábado (5) no Rio de Janeiro. O governo chinês, no entanto, não esclareceu o motivo da ausência do presidente Xi Jinping.
Xi será a segunda principal autoridade de um país-membro dos Brics a não comparecer ao encontro deste ano, que já sofre um esvaziamento. O chinês se junta ao líder russo, Vladimir Putin, que confirmou na semana passada que não virá ao Brasil. O presidente da Rússia é alvo de um mandado de prisão emitido pelo Tribunal Penal Internacional (TPI).
De acordo com o South China Morning Post, em reportagem publicada no fim de junho, fontes chinesas atribuíram a ausência de Xi aos encontros recentes com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva – durante a cúpula do G20 e a visita de Estado a Brasília, em novembro passado, e no fórum China-Celac, realizado em maio, em Pequim.
Após a cúpula dos Brics, Li Qiang fará uma visita oficial ao Egito nos dias 9 e 10 de julho.
Por: Estadão Conteúdo
Nesta sexta-feira, os movimentos dos astros favorecerão transformações e momentos de introspecção. Enquanto alguns nativos…
O esperado confronto entre o Flamengo, líder do Campeonato Brasileiro, e Cruzeiro, que buscava uma…
Apesar de ter saído atrás no placar, o Criciúma não se entregou e conseguiu um…
Luiz Gustavo, aos 38 anos, foi o melhor jogador da vitória do São Paulo sobre…
No jogo mais esperado da 26ª rodada do Campeonato Brasileiro, tido por muitos como uma…
Atual campeão da Copa Libertadores de futebol feminino, o Corinthians estreou na competição com um…
This website uses cookies.