Chefe da Otan, Mark Rutte pedirá expansão de 400% da defesa aérea e antimíssil


Os países-membros da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) precisam ampliar sua defesa aérea e antimíssil em 400% para conter a ameaça da Rússia, segundo o secretário-geral da aliança, Mark Rutte.

Rutte dirá nesta segunda-feira, 9, durante visita a Londres, que a Otan precisa dar um “salto quântico” em sua defesa coletiva” para enfrentar crescentes ameaças e instabilidade, segundo trecho de discurso do secretário-geral divulgados com antecedência pela Otan.

Rutte deve se encontrar com o primeiro-ministro do Reino Unido, Keir Starmer, na sede do governo, semanas antes de uma reunião de cúpula da Otan na Holanda, onde a aliança de 32 países provavelmente aprovará um grande aumento nos gastos militares.

Assim como outros membros da Otan, o Reino Unido vem reavaliando seus gastos com defesa desde a invasão da Ucrânia pela Rússia, em fevereiro de 2022. Starmer prometeu aumentar os gastos britânicos com defesa para 2,5% do Produto Interno Bruto (PIB) até 2027 e para 3% até 2034.

Rutte propõe uma meta de 3,5% do PIB para gastos militares e outros 1,5% para “despesas relacionadas à defesa”, como estradas, pontes, aeroportos e portos marítimos. Na semana passada, ele afirmou estar confiante de que a aliança dará sinal verde à proposta de meta durante a cúpula, em Haia, nos dias 24 e 25 de junho.

No momento, 22 dos 32 países-membros atendem ou superam a meta atual de 2% da Otan. Fonte: Associated Press.

Conteúdo traduzido com auxílio de Inteligência Artificial, revisado e editado pela Redação do Broadcast, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado.



Por: Estadão Conteúdo

Estadão

Recent Posts

7 orações especiais para celebrar a noite de Natal

A noite de Natal traz consigo a energia da renovação e da espiritualidade, além de…

3 minutos ago

Horóscopo do dia: previsão para os 12 signos em 25/12/2025

As influências astrais desta quinta-feira estimularão a introspecção, a revisão de posturas e um maior…

6 horas ago

Empresários de Goiânia celebram o encerramento do ALI Produtividade com resultados expressivos | ASN Goiás

Para celebrar o encerramento do ciclo 2 do Programa ALI Produtividade, da Regional Central do…

12 horas ago

13 opções de comidas vegetarianas para o Natal

À medida que mais pessoas adotam o estilo de vida vegetariano, seja por razões éticas,…

12 horas ago

Primeiro emprego: 7 dicas para se destacar na entrevista em 2026

No fim do ano, o mercado de trabalho costuma ficar mais aquecido, não apenas com…

13 horas ago

Férias de verão: 10 passos essenciais para proteger a pele e prevenir o câncer

Os meses mais quentes do ano convidam para mergulhos, viagens e passeios prolongados, mas também…

13 horas ago

This website uses cookies.