‘chantagem tarifária’ está sendo normalizada como instrumento para conquista de mercados


O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, disse que os países do Brics estão sendo “vítimas de práticas comerciais injustificadas e ilegais” e que a “chantagem tarifária está sendo normalizada como instrumento para conquista de mercados e para interferir em questões domésticas”. A declaração foi dada no discurso do presidente durante a cúpula virtual do Brics.

A reunião foi fechada, mas a Secretaria de Comunicação Social da Presidência (Secom) divulgou o conteúdo do discurso lido pelo presidente brasileiro.

Lula não mencionou o governo dos Estados Unidos ou o presidente norte-americano, Donald Trump, mas deixou claro em seu discurso as críticas à política comercial do republicano. Afirmou que da última cúpula do Brics, realizada no Rio de Janeiro em julho, até hoje “vivemos um momento de crescente instabilidade”.

“Está cada vez mais claro que a crise de governança não é uma questão conjuntural. Os pilares da ordem internacional criada em 1945 estão sendo solapados de forma acelerada e irresponsável. A Organização Mundial do Comércio está paralisada há anos”, disse o presidente brasileiro. “Em poucas semanas, medidas unilaterais transformaram em letra morta princípios basilares do livre-comércio como as cláusulas de Nação Mais Favorecida e de Tratamento Nacional. Agora assistimos ao enterro formal desses princípios. Nossos países se tornaram vítimas de práticas comerciais injustificadas e ilegais. A chantagem tarifária está sendo normalizada como instrumento para conquista de mercados e para interferir em questões domésticas”, completou, em seguida.

Segundo Lula, a imposição de “medidas extraterritoriais ameaça nossas instituições”. A fala foi uma referência a imposição da Lei Magnitsky ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, e seus efeitos para além das fronteiras norte-americanas.

A reunião acabou por volta das 11 horas. O encontro foi fechado, mas a Presidência da África do Sul divulgou trecho da fala do presidente sul-africano, Cyril Ramaphosa, em seu canal do YouTube.

As falas dos demais líderes não foram divulgadas. Pelo trecho divulgado pelo governo sul-africano, foi possível identificar os líderes presentes.

Além dos já citados, estavam presentes: Abdul Fatah Khalil Al-Sisi, presidente do Egito; Prabowo Subianto, presidente da Indonésia; Khaled bin Mohamed bin Zayed Al Nahyan, príncipe herdeiro dos Emirados Árabes Unidos; e Taye Atske Selassie, presidente da Etiópia.



Por: Estadão Conteúdo

Estadão

Recent Posts

Reag Investimentos vende 87,38% do capital a executivos e anuncia renúncias em sua diretoria

A Reag Investimentos comunicou no domingo, 8, mudanças em sua estrutura societária e de governança,…

5 minutos ago

Tunísia é a 18ª seleção classificada para a Copa do Mundo de 2026

A Tunísia assegurou nesta segunda-feira a segunda vaga africana à Copa do Mundo de 2026.…

7 minutos ago

7 benefícios do iogurte natural e formas criativas de usá-lo

O iogurte natural é altamente nutritivo. Rico em cálcio, vitaminas B2 e B12 e magnésio,…

12 minutos ago

5 cuidados essenciais com cabelos cacheados e crespos

Para manter cabelos cacheados e crespos sempre bonitos e saudáveis, é essencial adotar uma rotina…

20 minutos ago

Crédito ao consumidor nos EUA sobe US$ 16,0 bilhões em julho

O crédito ao consumidor dos Estados Unidos teve crescimento de US$ 16,0 bilhões em julho,…

24 minutos ago

Willian exalta desafio no Grêmio e diz estar pronto: 'Idade é só um número'

O Grêmio divulgou nesta segunda-feira um vídeo com as primeiras palavras de Willian como jogador…

26 minutos ago

This website uses cookies.