“Chaminés de fada” em Goiás podem entrar para o Mapa do Turismo – Portal Goiás


Poucas regiões do mundo exibem estruturas grandes como as descobertas em Goiás, que chegam até a três metros de altura (Foto: Lucas Ninno)

Parece cenário de filme de ficção científica, mas está em Goiás o primeiro conglomerado brasileiro geológico conhecido como “chaminés de fada”, estruturas em que uma torre sustenta rochas arredondadas na ponta.

Muito comuns na Turquia, essas formações foram descobertas recentemente em uma fazenda no município de Campos Belos, no Nordeste goiano, por pesquisadores da Universidade Federal de Goiás (UFG).

Técnicos da Goiás Turismo visitam a região, nesta quinta-feira (9/10), para colher mais informações e documentar a paisagem. Eles se reunirão também com o proprietário do local, empresários e integrantes da prefeitura para discutir a entrada do município no Mapa do Turismo Brasileiro.

Chaminés de fada

“O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) já fez uma avaliação preliminar para que a área se torne uma unidade de conservação. Esse passo é importante para que preservemos as formações rochosas. O turismo precisa ser sustentável. Venho discutindo com a Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Semad) projeto para desenvolver a região, que fica próxima à Terra Ronca”, pontua o presidente da Goiás Turismo, Roberto Naves.

O turismólogo Luciano Guimarães, que integra a equipe que vai a Campos Belos, lembra que o local ainda não está aberto ao público.

“Por enquanto, é um recurso natural, não um produto turístico”, diferencia. “É preciso investir em acessibilidade, sinalização, hospedagem, alimentação e guias capacitados. Só com essa estrutura é que o atrativo pode ser comercializado”, informa.

Formações raras

Em entrevista ao Jornal Folha de São Paulo, a geóloga Joana Paula Sanchez explicou que poucas regiões do mundo exibem estruturas grandes como as descobertas em Goiás, que chegam até a três metros de altura.

“Elas precisam de um contexto muito específico para existir, tamanhos assim são bastante raros, ainda mais espalhados por uma área grande”, disse.

O processo que forma as chaminés de fada, também conhecidas como “demoiselles” (moças, em francês), é chamado de erosão diferencial. “Precisa existir uma rocha mais dura depositada sobre outra mais frágil, que erode facilmente”, detalhou a geóloga.

Demoiselles ou chaminés de fada foram descobertas em Campos Belos. População apelidou o local de “Vale de Marte”

As “chaminés de fada” mais conhecidas do mundo estão na Capadócia, na Turquia, mas essas formações geológicas também ocorrem nos Alpes franceses, nos desertos de Utah, nos Estados Unidos, e em pequenas áreas do Canadá, da Itália e de Taiwan.

Agência Estadual de Turismo (Goiás Turismo) – Governo de Goiás

Dener Rafael

Recent Posts

Saúde pública no RJ registra aumento nos atendimentos ligados ao calor

As altas temperaturas registradas no estado do Rio de Janeiro nas primeiras duas semanas de…

5 horas ago

Municípios goianos ampliam participação no Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora | ASN Goiás

O Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora (PSPE) chega à sua 13ª edição em Goiás com números…

8 horas ago

PCGO prende homem em flagrante delito pro estuprar enteada em Paraúna – Policia Civil do Estado de Goiás

A Polícia Civil de Goiás, por meio da Delegacia de Paraúna – 7ª DRP, na…

11 horas ago

PCGO, em ação conjunta com a PCPE, cumpre mandado e prende investigado por feminicídio – Policia Civil do Estado de Goiás

A Polícia Civil de Goiás, por meio da Delegacia Estadual De Atendimento Especializado À Mulher…

17 horas ago

This website uses cookies.