O Comitê de Política Monetária (Copom) afirmou, na ata da sua última reunião, que o nível dos núcleos do IPCA tem se mantido acima do nível compatível com o atingimento da meta “há meses”, reforçando a interpretação de que a inflação corrente tem sido pressionada pela demanda.
“O cenário de inflação de curto prazo segue adverso”, destacou o comitê, no documento que foi publicado nesta terça-feira. Na semana passada, o colegiado elevou a taxa básica de juros de 14,25% para 14,75%.
O Copom destacou que a inflação de serviços – cuja inércia é maior – continua acima do nível compatível com o cumprimento da meta de inflação, em um contexto no qual o hiato do produto é avaliado como positivo.
Enquanto isso, a depreciação do câmbio pressionou preços e margens, o que já tem se refletido em aumento nos preços no atacado e, agora, no varejo. Já os preços de alimentos permanecem elevados e devem se propagar para outros itens no médio prazo, diante dos mecanismos inerciais da economia, destacou o Copom.
Por: Estadão Conteúdo
O Pix se consolidou como o principal meio de pagamento no Brasil por sua rapidez,…
O Grupo Divina Luz comunica o falecimento de Agnaldo Antônio da Fonseca, ocorrido neste domingo,…
O torcedor do Cruzeiro presente no Mineirão no último sábado (10) viveu emoções distintas. Primeiro,…
Durante décadas, ciência e tecnologia foram vistas como territórios masculinos. Hoje, essa narrativa ganha novos…
A Polícia Civil de Goiás, por meio da Delegacia de Polícia de Goianésia, vinculada à…
Uma ação integrada entre a equipe de Força Tática e o setor de Inteligência do…
This website uses cookies.