Celulite facial: conheça os sintomas e os perigos dessa condição para a saúde



A celulite facial é um problema de saúde grave que exige atenção médica imediata. Diferentemente das ondulações na pele que surgem nas nádegas e nas coxas, essa condição é uma infecção bacteriana que afeta as camadas mais profundas da pele e dos tecidos subcutâneos do rosto.

“A celulite facial é um processo infeccioso e bacteriano que acontece no tecido de gordura abaixo da pele. É importante não confundir com a lipodistrofia ginoide, o que popularmente chamamos de celulite, que são aquelas irregularidades naturais da pele causadas pelo modo que a gordura e o tecido fibroso se organizam”, explica a cirurgiã vascular Dra. Aline Lamaita, membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular.

A celulite facial é uma emergência médica e deve ser tratada imediatamente. “A celulite facial, na verdade, é um tipo de celulite infecciosa, que pode ocorrer em qualquer área do corpo. Mas a grande questão com a celulite facial é que a localização é muito próxima do sistema nervoso central, então é mais perigosa, podendo evoluir para uma meningite ou outra complicação maior. Por isso deve ser tratada com urgência”, acrescenta a médica.

Causas e fatores de risco para a celulite facial

Segundo a Dra. Aline Lamaita, a celulite infecciosa pode ocorrer em qualquer situação em que uma bactéria rompe a barreira da pele, geralmente por uma lesão como uma espinha, e encontra um sistema imunológico incapaz de combatê-la, levando a uma proliferação bacteriana no local.

“Áreas de micose, picadas de inseto, machucados e pelos encravados são as portas mais comuns. E pacientes com lesões crônicas na pele como disidrose, psoríase ou com baixa imunidade são mais propícios ao problema”, afirma a médica.

Sintomas da celulite facial

Conforme a dermatologista Dra. Thais Guerreiro, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia – Regional São Paulo (SBD-RESP), por ser uma condição pouco conhecida fora do meio médico, a celulite facial pode passar despercebida nos estágios iniciais. “No entanto, a rapidez de evolução e o risco de complicações exigem atenção médica imediata aos primeiros sinais”, acrescenta.

Ela explica que os sinais mais comuns incluem vermelhidão intensa, dor, inchaço, calor local e sensibilidade ao toque, geralmente em apenas um lado do rosto. “Além disso, o paciente pode apresentar febre, calafrios e mal-estar geral. Quando a infecção atinge a região ao redor dos olhos, o que pode indicar uma celulite orbitária, surgem sintomas como dificuldade para movimentar os olhos, dor ocular intensa, visão turva e, em casos mais avançados, confusão mental ou sonolência”, diz a dermatologista.

Para evitar a celulite facial, é importante evitar manipular machucados na pele (Imagem: Prostock-studio | Shutterstock)

Formas de prevenção contra a doença

Felizmente, é possível evitar a celulite infecciosa por meio de alguns cuidados, principalmente com relação à prevenção das portas de entrada. “Evitar manipulação de machucados, espinhas e picadas de insetos, higienizar adequadamente cortes e lesões e hidratar a pele para melhorar a barreira cutânea são maneiras de prevenir a celulite infecciosa”, diz a Dra. Aline Lamaita.

A médica também aconselha reforçar o sistema imunológico com alimentação rica em fibras, frutas e verduras, que, além de serem fontes de vitaminas e oligoelementos, contribuem para uma boa função intestinal.

Tratamento para celulite facial

O tratamento da condição normalmente é realizado por meio do uso de antibióticos sistêmicos, podendo ser via oral em casos leves, ou venosa nos quadros mais graves. “Medicamentos para controle da dor e da febre também são indicados. Em situações mais avançadas, pode haver necessidade de drenagem cirúrgica de abscessos ou internação”, diz a Dra. Thais Guerreiro.

Outros cuidados também podem ser necessários. “Normalmente os sintomas melhoram em 10 dias após o início do uso de antibióticos. Mas, para ajudar no tratamento, é importante também que o paciente repouse e mantenha o membro afetado elevado durante trinta minutos três vezes ao dia para diminuir a dor e o inchaço, além de manter a área infectada sempre limpa”, finaliza a Dra. Aline Lamaita.

Por Paula Amoroso





Fonte: Portal EdiCase

Redação EdiCase

Recent Posts

Horóscopo do dia: previsão para os 12 signos em 28/12/2025

O domingo trará uma energia que incentivará ação, mas também pedirá bom senso ao lidar…

5 horas ago

Tocantinense: Araguaína vence Tocantinópolis no primeiro jogo da final

O último campeão do futebol profissional brasileiro na temporada começou a ser definido neste sábado…

8 horas ago

Conta de luz terá bandeira verde em janeiro de 2026, confirma Aneel

O ano de 2026 começa com alívio no bolso dos consumidores brasileiros. A Agência Nacional…

9 horas ago

Pesquisa Datafolha mostra contradições ideológicas entre petistas e bolsonaristas

Uma pesquisa divulgada pelo instituto Datafolha revela que parte significativa dos eleitores brasileiros não se…

10 horas ago

Regional Centro-Leste encerra ciclo do Programa ALI com encontros coletivos em quatro municípios | ASN Goiás

A Regional Centro-Leste do Sebrae Goiás concluiu, nesta quinta-feira, 11, em Anápolis, o ciclo dos…

10 horas ago

Força Tática prende homem por tráfico de drogas no Bairro Nova Fiíca

Um homem foi preso em flagrante por tráfico de drogas na noite desta sexta-feira, 26,…

11 horas ago

This website uses cookies.