O assessor de Política Externa da Presidência, Celso Amorim, afirmou que o Brasil reforçará seu compromisso com o Brics, dobrando a aposta diante das ameaças do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de impor tarifas aos integrantes do bloco.
Em entrevista ao Financial Times, Amorim disse que os ataques de Trump estão fortalecendo as relações do País com o Brics. Ele negou que a aliança seja ideológica, mas que o bloco deve defender a ordem global multilateral, à medida que os EUA a abandonam.
“Queremos ter relações diversificadas e não depender de nenhum país”, disse o assessor ao veículo britânico, citando parceiros na Europa, América do Sul e Ásia. Nessa linha, o embaixador defendeu que a União Europeia ratifique rapidamente o acordo com o Mercosul, seja pelo ganho econômico imediato, seja pelo equilíbrio que o tratado pode trazer em meio à guerra comercial. O Canadá também foi citado: segundo ele, o país manifestou interesse em negociar um acordo de livre-comércio com o Brasil.
A interferência de Trump nos assuntos internos brasileiros, como o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro, é algo que, segundo Amorim, não ocorreu nem nos tempos coloniais. “Não acho que nem mesmo a União Soviética teria feito algo assim”, comparou.
Amorim disse que o último ano do governo Lula deve concentrar a política externa na América do Sul. O presidente brasileiro busca maior integração regional, já que o subcontinente negocia menos internamente do que com outras partes do mundo.
Por outro lado, o embaixador negou que o Brasil queira que a China seja a vencedora da disputa comercial, embora o gigante asiático seja o maior parceiro comercial do País.
“Os países não têm amigos, somente interesses”, afirmou Amorim ao fim da entrevista. “Trump não tinha nem amigos, nem interesses, somente desejos. Uma ilustração de poder absoluto”, concluiu.
Por: Estadão Conteúdo
O empreendedorismo jovem em Goianésia tem se destacado nos últimos anos, com cada vez mais…
O número de mortos na megaoperação contra o Comando Vermelho (CV), realizada na terça-feira, 28,…
O ouro fechou a sessão desta quarta-feira (29) em alta, quebrando uma sequência de três…
O holandês Memphis Depay participou normalmente do treino do Corinthians nesta quarta-feira, um dia após…
Alexandre Nero está de férias após o fim do remake de Vale Tudo e não…
Um dos setores mais afetados pelas tarifas de 50% do governo americano contra produtos brasileiros,…
This website uses cookies.