O governo do Catar afirmou nesta segunda-feira,23, que “se reserva o direito de responder diretamente, de maneira proporcional à natureza e à gravidade dessa agressão descarada”, após um ataque da Guarda Revolucionária do Irã contra a base aérea americana de Al-Udeid. A ação, segundo o governo catariano, representa “uma violação flagrante da soberania do Estado do Catar, de seu espaço aéreo, do direito internacional e da Carta das Nações Unidas”.
As autoridades confirmaram que o sistema de defesa aérea do país conseguiu “interceptar com sucesso um ataque com mísseis” e frustrar a investida iraniana. Segundo o comunicado, “graças a Deus, à vigilância das forças armadas e às medidas preventivas adotadas, o incidente não resultou em nenhuma morte ou ferido”.
O governo afirmou que a base havia sido previamente evacuada “em cumprimento aos protocolos de segurança e medidas preventivas já estabelecidos, diante das tensões regionais”. O governo confirmou que “todas as providências necessárias foram tomadas para garantir a segurança do pessoal presente na base, incluindo membros das Forças Armadas do Catar, forças amigas e demais colaboradores”.
O comunicado também alerta para os riscos de escalada regional. “A continuidade de ações militares dessa natureza, marcadas pela escalada, compromete a segurança e a estabilidade da região, arrastando-a para situações que podem ter consequências catastróficas para a paz e a segurança internacionais”, destacou.
Doha fez um apelo por desescalada, e pediu a “cessação imediata de todas as ações militares e por um retorno sério à mesa de negociações e ao diálogo”.
Por: Estadão Conteúdo
A Polícia Civil de Goiás, por meio da Delegacia Regional de Polícia de São Luís…
Com Lionel Messi nos camarotes do Hard Rock Stadium, em Miami, nos Estados Unidos, a…
O Índice de Preços ao Produtor (IPP), que inclui preços da indústria extrativa e de…
O Grupo Divina Luz comunica o falecimento de Lourdes de Freitas Machado, ocorrido nesta sexta-feira,…
A produção industrial caiu em nove dos 18 locais pesquisados em agosto de 2025 ante…
As taxas de juros negociadas no mercado futuro oscilam perto dos ajustes da véspera na…
This website uses cookies.