Catar confirma candidatura de Doha para sediar Jogos Olímpicos de 2036


O Comitê Olímpico do Catar confirmou nesta terça-feira a candidatura de Doha para sediar a Olimpíada de 2036. O país do Oriente Médio, que recebeu a Copa do Mundo de futebol em 2022, alega ter “95% da infraestrutura esportiva necessária” para se tornar a futura sede dos Jogos Olímpicos.

O Catar tenta se tornar o primeiro país do Oriente Médio e região a sediar uma edição da Olimpíada. Pela rotação implementada pelo Comitê Olímpico Internacional (COI), a futura sede dos Jogos estará na Ásia ou na África (continente que nunca recebeu o grande evento esportivo), depois de passar pela Europa (Paris-2024), Américas (Los Angeles-2028) e Oceania (Brisbane-2032).

A candidatura foi oficializada pelo xeque Joaan bin Hamad Al Thani, presidente do Comitê Olímpico do Catar e presidente do Comitê de Candidatura. “Atualmente, temos 95% da infraestrutura esportiva necessária para sediar os Jogos e temos um plano nacional abrangente para garantir 100% de prontidão de todas as instalações”, garantiu o dirigente esportivo.

“Este plano está enraizado numa visão de longo prazo que visa construir um legado social, econômico e ambientalmente sustentável. O nosso objetivo vai além da simples organização de um evento de sucesso, pretendemos proporcionar uma experiência global que reforce os valores da inclusão, sustentabilidade e colaboração internacional”, completou.

O Catar vem crescendo no cenário global esportivo nos últimos 20 anos. Neste período, o país sediou 18 campeonatos mundiais de diversas modalidades, como a Copa de 2022, o Mundial de handebol masculino de 2015, o Mundial de Atletismo de 2019, o Mundial de Esportes Aquáticos de 2024 e o Mundial de Tênis de Mesa deste ano. Já visando a Olimpíada, o Catar sediou os Jogos Asiáticos de 2006.

O processo de escolha para a futura edição de 2036 ainda está no início, sem datas previstas até o momento. Mas já conta agora com cinco candidaturas. Além de Doha, estão na disputa Santiago (Chile), Istambul (Turquia), Nusantara (Indonésia) e uma cidade indiana ainda não definida pelo país.

A futura decisão sobre a cidade-sede dos Jogos de 2036 será a primeira da nova presidente do COI, a africana Kirsty Coventry, nascida no Zimbábue. Ela assumiu as funções no dia 23 de junho.



Por: Estadão Conteúdo

Estadão

Recent Posts

ASML investirá na Mistral, avaliando a startup francesa de IA em US$ 13,8 bilhões

A ASML Holding está investindo na Mistral AI, em um acordo que avalia a startup…

3 minutos ago

UnitedHealth reafirma projeção de lucros para 2025; ação sobe mais de 8%

A UnitedHealth Group, gigante do setor de planos de saúde em dificuldades, divulgou um comunicado…

11 minutos ago

Em ação conjunta, PCGO, PM e GCM prendem homem que matou vítima que procurava atendimento médico em UPA de Novo Gama

A Polícia Civil de Goiás, por meio Grupo de Investigação de Homicídios (GIH) de Novo…

18 minutos ago

Bolsas de NY fecham em alta, com recordes nos 3 principais índices, à espera de alívio do Fed

As bolsas de Nova York fecharam em alta nesta terça-feira, 9, sem que revisões em…

21 minutos ago

Pigossi vira jogo dramático no SP Open e Ana Candiotto vence ucraniana em 1º triunfo em WTA 250

A tarde de terça-feira foi de grandes vitórias para as representantes brasileiras de simples no…

23 minutos ago

aumento tarifário dos EUA para produtos específicos permanece provável

Os recentes acordos comerciais do presidente dos EUA, Donald Trump, provavelmente reduziram o risco de…

41 minutos ago

This website uses cookies.