Catar confirma candidatura de Doha para sediar Jogos Olímpicos de 2036


O Comitê Olímpico do Catar confirmou nesta terça-feira a candidatura de Doha para sediar a Olimpíada de 2036. O país do Oriente Médio, que recebeu a Copa do Mundo de futebol em 2022, alega ter “95% da infraestrutura esportiva necessária” para se tornar a futura sede dos Jogos Olímpicos.

O Catar tenta se tornar o primeiro país do Oriente Médio e região a sediar uma edição da Olimpíada. Pela rotação implementada pelo Comitê Olímpico Internacional (COI), a futura sede dos Jogos estará na Ásia ou na África (continente que nunca recebeu o grande evento esportivo), depois de passar pela Europa (Paris-2024), Américas (Los Angeles-2028) e Oceania (Brisbane-2032).

A candidatura foi oficializada pelo xeque Joaan bin Hamad Al Thani, presidente do Comitê Olímpico do Catar e presidente do Comitê de Candidatura. “Atualmente, temos 95% da infraestrutura esportiva necessária para sediar os Jogos e temos um plano nacional abrangente para garantir 100% de prontidão de todas as instalações”, garantiu o dirigente esportivo.

“Este plano está enraizado numa visão de longo prazo que visa construir um legado social, econômico e ambientalmente sustentável. O nosso objetivo vai além da simples organização de um evento de sucesso, pretendemos proporcionar uma experiência global que reforce os valores da inclusão, sustentabilidade e colaboração internacional”, completou.

O Catar vem crescendo no cenário global esportivo nos últimos 20 anos. Neste período, o país sediou 18 campeonatos mundiais de diversas modalidades, como a Copa de 2022, o Mundial de handebol masculino de 2015, o Mundial de Atletismo de 2019, o Mundial de Esportes Aquáticos de 2024 e o Mundial de Tênis de Mesa deste ano. Já visando a Olimpíada, o Catar sediou os Jogos Asiáticos de 2006.

O processo de escolha para a futura edição de 2036 ainda está no início, sem datas previstas até o momento. Mas já conta agora com cinco candidaturas. Além de Doha, estão na disputa Santiago (Chile), Istambul (Turquia), Nusantara (Indonésia) e uma cidade indiana ainda não definida pelo país.

A futura decisão sobre a cidade-sede dos Jogos de 2036 será a primeira da nova presidente do COI, a africana Kirsty Coventry, nascida no Zimbábue. Ela assumiu as funções no dia 23 de junho.



Por: Estadão Conteúdo

Estadão

Recent Posts

Nota Fiscal Goiana comemora mais de 1 milhão de consumidores cadastrados – Portal Goiás

O Programa Nota Fiscal Goiana, do Governo de Goiás, por meio da Secretaria da Economia,…

6 minutos ago

Polícia Civil prende investigado com centenas de arquivos digitais de pornografia infantil em Luziânia – Policia Civil do Estado de Goiás

A Polícia Civil de Goiás, por meio da Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Cibernéticos…

7 minutos ago

Danilo desembarca no Rio, celebra status no Botafogo e projeta títulos: ‘Honrar esse dinheiro’

Danilo já está no Rio de Janeiro para iniciar sua trajetória como reforço do Botafogo.…

12 minutos ago

Bruna Marquezine se emociona com elogio de Fernanda Montenegro

Bruna Marquezine viveu um momento especial ao se encontrar com a atriz Fernanda Montenegro, no…

14 minutos ago

5 informações sobre a ação e o uso da vitamina C na pele

A vitamina C é um dos ativos mais populares na dermatologia estética. Muito usada em…

26 minutos ago

Vereador propõe criação de albergue municipal para pessoas em situação de rua em Goianésia

O vereador Ralson Coelho apresentou e teve aprovado na Câmara Municipal de Goianésia o Requerimento…

29 minutos ago

This website uses cookies.