Em comunicado divulgado nesta terça-feira, 25, a Casa Branca anunciou que os Estados Unidos ajudarão a “restaurar o acesso da Rússia ao mercado mundial” para exportações agrícolas e de fertilizantes, além de reduzir custos de seguros marítimos e facilitar portos e sistemas de pagamento. A medida foi acertada durante reuniões técnicas entre delegações dos dois países em Riad, na Arábia Saudita.
Os dois países também chegaram a um acordo que “proíbe ataques a instalações energéticas da Rússia e da Ucrânia”, em linha com discussões prévias entre os presidentes Donald Trump e Vladimir Putin.
Além disso, EUA e Rússia se comprometeram a “garantir navegação segura” no Mar Negro, “eliminar o uso da força” e “evitar o uso de navios comerciais para fins militares” na região.
A Casa Branca reiterou que “os assassinatos em ambos os lados do conflito Rússia-Ucrânia devem cessar”, classificando isso como passo necessário para uma “paz duradoura”.
Os EUA afirmaram que “continuarão facilitando negociações” entre as partes para alcançar uma resolução pacífica, conforme os acordos feitos em Riad.
O comunicado destacou ainda que as duas nações “continuarão trabalhando para alcançar uma paz estável e duradoura” e agradeceram ao príncipe herdeiro Mohammed bin Salman pela mediação nas discussões.
Por: Estadão Conteúdo
Esta segunda-feira terá o poderá revelar forças internas, ajudando a enxergar com mais clareza quais…
Hernán Crespo apareceu bem mais leve para a entrevista coletiva após o São Paulo fazer…
Sonhando em retornar à Série A no ano seguinte ao rebaixamento, o Cuiabá recebeu o…
Novak Djokovic iniciou da melhor maneira possível sua busca para entrar no seleto grupo com…
O São Paulo bateu o Atlético-MG, que poupou seus titulares, por 2 a 0 neste…
Em vias de entrar para o grupo de construtores na Fórmula 1, a Cadillac começa…
This website uses cookies.