Carta de Trump continha ameaças às instituições e informações falsas


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva chamou de “chantagem” o anúncio feito pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de tarifas de 50% a produtos comprados do Brasil. A declaração foi dada em pronunciamento transmitido em rede nacional de rádio e TV na noite desta quinta-feira, 16.

“Fomos surpreendidos, na última semana, por uma carta do presidente norte-americano anunciando a taxação dos produtos brasileiros em 50%, a partir de 1º de agosto”, iniciou Lula.

Em seguida, ele disse que o Brasil sempre esteve aberto ao diálogo. “Fizemos mais de 10 reuniões com o governo dos Estados Unidos, e encaminhamos, em 16 de maio, uma proposta de negociação. Esperávamos uma resposta, e o que veio foi uma chantagem inaceitável, em forma de ameaças às instituições brasileiras, e com informações falsas sobre o comércio entre o Brasil e os Estados Unidos”, completou.

Sobre as alegações de Trump contrárias ao julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro no Supremo Tribunal Federal (STF), ele reforçou que o Brasil tem um Poder Judiciário independente e que o País respeita o devido processo legal, os princípios da presunção da inocência, do contraditório e da ampla defesa. “Tentar interferir na justiça brasileira é um grave atentado à soberania nacional”, criticou.

Big techs

No mesmo pronunciamento, o presidente disse que a defesa da soberania brasileira também se aplica às big techs. O pronunciamento teve como tópico principal a tarifa de 50% anunciada pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre produtos brasileiros.

“A defesa da nossa soberania também se aplica à atuação das plataformas digitais estrangeiras no Brasil. Para operar no nosso país, todas as empresas nacionais e estrangeiras são obrigadas a cumprir as regras”, afirmou Lula. “No Brasil, ninguém – ninguém – está acima da lei”, continuou.

Em seguida, o chefe do Executivo elencou golpes e crimes cometidos na internet. “É preciso proteger as famílias brasileiras de indivíduos e organizações que se utilizam das redes digitais para promover golpes e fraudes, cometer crime de racismo, incentivar a violência contra as mulheres e atacar a democracia, além de alimentar o ódio, violência e bullying entre crianças e adolescentes, em alguns casos levando à morte, e desacreditar as vacinas, trazendo de volta doenças há muito tempo erradicadas.”

Mais cedo nesta quinta, Lula afirmou que o Brasil vai “cobrar imposto das empresas americanas digitais”, sem detalhar como isso será feito.



Por: Estadão Conteúdo

Estadão

Recent Posts

Opep reafirma previsões para avanço da demanda global por petróleo em 2025 e 2026

A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) reafirmou sua previsão para o crescimento da…

6 minutos ago

Flip anuncia Rita Palmeira como curadora literária para a edição de 2026

A Festa Literária Internacional de Paraty (Flip) anunciou que a 24ª edição do evento, prevista…

10 minutos ago

BCE deixa juros inalterados com inflação próxima da meta de 2% e incertezas geopolíticas

O Banco Central Europeu (BCE) decidiu deixar suas principais taxas de juros inalteradas, após concluir…

15 minutos ago

Raquete de João Fonseca é adquirida por R$ 2 milhões em leilão beneficente

Uma raquete exclusiva de João Fonseca foi leiloada por R$ 2 milhões na 10ª edição…

17 minutos ago

Nova obra de Banksy é apagada de parede do tribunal de Londres

Um novo desenho do artista britânico Banksy foi apagado da fachada do Royal Courts of…

19 minutos ago

Quadrilha especializada em roubos de motos de luxo em SP é alvo de operação policial

A Polícia Civil de São Paulo deflagrou nesta quinta-feira, 11, uma operação contra organização criminosa…

22 minutos ago

This website uses cookies.