Carney cita ‘conversa construtiva’ com Trump e volta a rechaçar anexação do Canadá


O primeiro-ministro do Canadá, Mark Carney, afirmou ter tido uma “conversa muito construtiva” com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, após um encontro na Casa Branca nesta terça-feira, 6. Segundo Carney, o diálogo marcou o “começo do fim de um processo de redefinição da relação Canadá-EUA”. O dirigente seguiu categórico ao rejeitar qualquer possibilidade de anexação do país ao vizinho.

“Canadá não está e nunca estará à venda”, reiterou em entrevista coletiva, repetindo declaração anterior, em resposta a comentários de Trump sobre o país, eventualmente, se tornar o “51º estado americano”. O premiê disse ter sido “muito claro” com o americano quanto à sua posição: “Fui muito claro com Trump que negociações serão feitas como dois países soberanos”, afirmou. “É preciso separar o desejo da realidade. Pedi que ele parasse de falar sobre o Canadá se tornar o 51º estado dos EUA. É neste ponto que começa uma discussão séria”, completou.

Ao comentar as tensões comerciais entre os dois países, Carney avaliou que “estabelecemos uma boa base hoje” para o avanço das conversas, mas reconheceu que “não tivemos decisões sobre tarifas”. Ele ressaltou a complexidade do tema: “A discussão tarifária com os EUA é muito complexa. Estamos abordando uma grande quantidade de questões, por isso o progresso não será necessariamente evidente durante as negociações, mesmo que estejamos progredindo”.

Ainda assim, o primeiro-ministro demonstrou otimismo. “Queremos seguir adiante com negociações comerciais com os americanos” e “veremos quanto tempo vai levar até os EUA tirarem as tarifas sobre o Canadá”. Carney adiantou que ele e Trump concordaram em manter novas rodadas de diálogo nas próximas semanas, inclusive durante o encontro do G7.

Ao fim da reunião, o premiê destacou que “a postura de Trump e o quão concretas foram as discussões me fazem me sentir melhor”. Apesar disso, reconheceu que “ainda temos muito trabalho pela frente e estamos totalmente empenhados”. Por fim, assegurou ao republicano que “nossas medidas contra a entrada de fentanil nos EUA estão funcionando”.



Por: Estadão Conteúdo

Estadão

Recent Posts

11 plantas tóxicas para manter fora do alcance de cães e gatos

Algumas plantas comuns em casas e jardins podem ser tóxicas para cães e gatos, representando…

51 segundos ago

Governo anuncia compra de 2,5 mil unidades de fomepizol para intoxicação por metanol

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciou na manhã deste sábado, 4, a compra de…

6 minutos ago

Sinner inicia busca do bi em Xangai com vitória tranquila; Zverev se machuca

Favorito ao título do Masters 1000 de Xangai, na China, Jannik Sinner estreou com uma…

18 minutos ago

Poliana Rocha, mulher de Leonardo, se pronuncia após caso de menino ‘adotado’ e ‘devolvido’

Por Redação O Estado de S. Paulo - 04/10/2025 12:11 A influenciadora Poliana Rocha, mulher…

20 minutos ago

Primeira Turma do STF mantém Moro réu por sugerir que Gilmar Mendes vende sentenças

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria neste sábado,4, para manter o…

35 minutos ago

Alckmin visita concessionária no DF e celebra venda 28,2% maior com programa carro sustentável

O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, disse que a…

47 minutos ago

This website uses cookies.