Carla Zambelli disse que ‘não sobreviveria na cadeia’ após ser condenada pelo STF; relembre


A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP), que anunciou sua saída do Brasil nesta terça-feira, 3, havia dito que “não sobreviveria na cadeia”, após ser condenada a dez anos de prisão pelo Supremo Tribunal Federal (STF). A parlamentar, porém, também afirmou que “se acontecer de ter a prisão, eu vou me apresentar para a prisão”.

De acordo com a deputada, ela era portadora de enfermidades como síndrome Ehlers-Danlos, que afeta o tecido conjuntivo, síndrome hipercinética postural ortostática, que prejudica o coração, e depressão. “Meus médicos são unânimes em dizer que eu não sobreviveria na cadeia”, afirmou, no dia 15 de maio.

Zambelli afirmou, na ocasião, seguiria a decisão, “ainda que seja injusta”. “Eu sigo a lei, eu sigo ordem judicial. Se acontecer de ter a prisão, eu vou me apresentar para a prisão. Mas eu hoje não me vejo capaz de ser cuidada da forma como eu tenho que ser cuidada, com cuidados constantes.”

A deputada afirmou que apresentaria os documentos “em momento oportuno” e esperava que os laudos seriam o bastante para a prisão domiciliar.

Originalmente, a deputada havia afirmado que iria à Europa para tratar problemas de saúde. No entanto, afirmou que pedirá licença não remunerada do seu cargo e passará a viver no continente. Segundo a deputada, ela atuará no fortalecimento da direita local, de maneira parecida com a que o deputado licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) tem feito nos EUA.

Zambelli foi condenada por ter orquestrado um ataque hacker aos sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). De acordo com as investigações, ela teria instruído o hacker Walter Delgatti Neto a invadir o sistema do órgão e emitir uma ordem de prisão falsa para o ministro Alexandre de Moraes, em seu próprio nome.

A deputa também responde a outra investigação no Supremo, por ter perseguido um homem munida de um revólver antes da eleição de 2022.

Após o anúncio da saída do País nesta terça-feira, a Procuradoria-Geral da República (PGR) pediu ao STF a prisão preventiva de Carla Zambelli.

Mais cedo, o líder do PT na Câmara dos Deputados, Lindbergh Farias (RJ), pediu à PGR a prisão da deputada e a inclusão do nome dela na lista de procurados da Interpol.



Por: Estadão Conteúdo

Estadão

Recent Posts

1ª Turma condena Braga Netto a 26 anos, sendo 24 anos de reclusão e 2 meses de detenção

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) fixou em 26 anos a pena para…

14 segundos ago

‘Ainda estamos longe de terminar’

O atacante Memphis Depay celebrou, nesta quinta-feira, o primeiro ano desde sua chegada ao Corinthians.…

7 minutos ago

O que leva à pacificação é o devido processo legal e aplicação da Constituição

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, afirmou que o julgamento da ação…

8 minutos ago

Congresso vai votar a aprovação do projeto da isenção do IR, diz Lula

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) reafirmou nesta quinta-feira, 11, acreditar que o…

16 minutos ago

Bia Haddad vence confronto brasileiro nas oitavas do SP Open

Beatriz Haddad Maia se deu melhor do que Laura Pigossi no duelo brasileiro desta quinta-feira…

32 minutos ago

Galípolo sabe que taxa de juros está alta; ela pode começar a abaixar este ano ainda

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta quinta-feira, que não parou de…

37 minutos ago

This website uses cookies.