Cargnin conquista prata e Shirlen Nascimento ganha bronze no Mundial de judô de Budapeste


O Brasil conquistou duas medalhas neste domingo no Mundial de judô de Budapeste, na Hungria. Daniel Cargnin, da categoria até 73 kg, acrescentou o vice-campeonato mundial aos dois bronzes olímpicos e um de Mundial que já possui, e Shirlen Nascimento estreou em Mundiais com uma medalha de bronze na categoria até 57 kg.

Medalhista individual nos Jogos de Tóquio, em 2021, e do Mundial de 2022 e por equipes em Paris-2024, Cargnin venceu suas cinco primeiras lutas, incluindo contra o kosovar Akil Gjakova, que o eliminou na Olimpíada de Paris, e contra o japonês Ishihara Tatsuki, quarto do ranking mundial.

O brasileiro passou ainda pelo alemão Igor Wandtke, por Jahja Nurkovic, de Montenegro, e Bajsangur Bagajev, da Sérvia, na semifinal. Na disputa pelo ouro, Cargnin foi derrotado pelo francês Joan-Benjamin Gaba, atual vice-campeão olímpico, no golden score.

A luta estava bastante equilibrada, até o momento que o brasileiro, que teve um corte na cabeça durante o confronto, tentou um contra-golpe sem sucesso e acabou projetado no tatame.

Já Shirlen Nascimento conquistou a medalha de bronze com quatro vitórias em cinco lutas. Sparring de Rafaela Silva na Olimpíada de Paris-2024, Shirlen assumiu o posto de titular da seleção brasileira da categoria até 57 kg após a campeã olímpica na Rio-2016 subir de peso.

A brasileira não teve muita sorte na definição da chave. Ela estreou contra a sul-coreana Mimi Huh, vice-campeã olímpica e que defendia o título mundial. A única derrota de Shirlen Nascimento aconteceu na disputa por uma vaga na semifinal contra a japonesa Momo Tamaoki.

Na sequência, a brasileira venceu a sérvia Marica Perisic por ippon e foi para a disputa de bronze contra Maysa Pardayeva, do Turcomenistão. As judocas se defenderam bem, e a brasileira chegou a conseguir um yuko, que depois foi retirado pela arbitragem. Ela chegou à medalha de bronze no golden score, com um waza-ari.



Por: Estadão Conteúdo

Estadão

Recent Posts

STF tem maioria para obrigar Previdência a pagar auxílio a vítimas de violência doméstica

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria para obrigar a Previdência Social a arcar com…

3 minutos ago

Empresário confessa ter matado gari em BH, afirma polícia

Por Redação O Estado de S. Paulo - 19/08/2025 12:59 Segundo a Polícia Civil de…

11 minutos ago

Cano sofre entorse no joelho direito e vira desfalque do Fluminense na Copa Sul-Americana

O atacante Germán Cano se tornou o mais novo problema do técnico Renato Gaúcho, não…

14 minutos ago

Filho de Renato Russo notifica Zema por uso de música e governador reage com vídeo do cantor

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), se envolveu em uma polêmica com os…

16 minutos ago

‘1º grande erro de Ancelotti’

Neymar voltou à pré-lista de convocados da seleção brasileira pela primeira vez desde que Carlo…

24 minutos ago

Fernanda Rodrigues diz que câncer de pele voltou e faz alerta para seguidores

Por Redação O Estado de S. Paulo - 19/08/2025 12:40 A atriz Fernanda Rodrigues alertou…

26 minutos ago

This website uses cookies.