Canto da Primavera começa nesta terça-feira – Portal Goiás


Em sua 24ª edição, Canto da Primavera consolida-se como uma das principais políticas públicas de valorização da música em Goiás (Foto: Secult Goiás)

O 24º Canto da Primavera – Mostra Nacional de Música de Pirenópolis começa nesta terça-feira (09/09) e vai até domingo (14/09), consolidando como o maior festival de música de Goiás e uma das vitrines mais importantes da cena cultural goiana. Evento é totalmente gratuito.

Neste ano, a programação reúne 70 atrações musicais, número recorde na história da mostra, distribuídas entre artistas locais, regionais e nacionais. Os shows ocuparão seis palcos espalhados por Pirenópolis — todos a uma curta distância a pé — como o Palco Cavalhódromo, Palco Prainha, Palco Teatro, Palco Coreto, Palco Ponte de Pedra e o Palco Largo da Matriz Goiás Feito a Mão, anteriormente chamado de Palco Bonfim, mas devido a critérios técnicos e de localização foi renomeado. 

Diversidade

A edição 2025 traz ainda três grandes nomes da música brasileira: Ana Carolina, Xande de Pilares e Pato Fu, que se juntam a dezenas de artistas goianos, compondo uma programação marcada pela diversidade de gêneros, da MPB ao samba, do rock ao sertanejo, do hip hop à música instrumental.

Os cachês pagos aos artistas seguem uma política de valorização compatível com o mercado musical, variando de R$ 4 mil a R$ 20 mil, de acordo com o formato e o local de apresentação. A estratégia fortalece a cadeia produtiva e garante condições dignas para músicos de diferentes estilos e trajetórias.

Democratização da arte

Para a secretária de Estado da Cultura, Yara Nunes, o Canto da Primavera reforça o compromisso de Goiás com a democratização do acesso à arte.

“O Governo de Goiás tem se dedicado a consolidar a cultura como uma política pública sólida e acessível. O Canto da Primavera é a prova desse esforço: um festival totalmente gratuito, que valoriza os artistas goianos, garante condições dignas de trabalho e ainda traz grandes nomes da música nacional. Durante o evento, Pirenópolis se transforma em um grande palco a céu aberto, celebrando a diversidade e fortalecendo a identidade cultural do nosso estado”, afirma.

Além das apresentações musicais, o Canto da Primavera terá um forte viés formativo, com oficinas em escolas municipais do município, além de, pela primeira vez, contar com o Canto Gastronômico, ampliando a experiência cultural do público com espaços dedicados à culinária regional.

Criado para dar visibilidade à produção musical de Goiás, o Canto da Primavera chega à sua 24ª edição como uma política pública consolidada de fomento à cultura, contribuindo para a circulação da economia local, o intercâmbio entre artistas e a democratização do acesso à arte.

A programação completa com os dias e horários das apresentações está disponível no site oficial do festival: cantodaprimavera.cultura.go.gov.br.

Canto da Primavera

Na 24ª edição, o Canto da Primavera é uma das principais políticas públicas de valorização da música em Goiás, oferecendo não apenas visibilidade, mas também oportunidades concretas de trabalho e circulação artística para os talentos do estado.

O festival é promovido pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), em correalização com a Universidade Federal de Goiás (UFG) e Fundação RTVE, e apoio das Secretarias de Estado da Retomada, da Infraestrutura (Seinfra) e de Esporte e Lazer (Seel), Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra), Goiás Social, Goiás Turismo, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Saneago, Sesc Goiás e Prefeitura de Pirenópolis.

Saiba mais

Filarmônica abre Canto da Primavera com concerto ao ar livre

Secretaria de Estado da Cultura (Secult) – Governo de Goiás

Dener Rafael

Recent Posts

Bessent volta a criticar Fed e acusa BC dos EUA de agravar desigualdades econômicas

O secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Scott Bessent, voltou a criticar o Federal Reserve…

9 minutos ago

Catar nega que foi informado antecipadamente de ataque de Israel; Irã, Turquia repudiam ação

O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores do Catar, Majed Al Ansari, negou que o…

10 minutos ago

‘Bolsonaro instigou milhares de pessoas contra o STF’, diz Moraes

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, deu um recado nesta terça-feira, 9,…

12 minutos ago

Brasil bate recorde de tráfego aéreo doméstico pelo 5º mês consecutivo, aponta Alta

O Brasil bateu recorde histórico de tráfego aéreo doméstico pelo quinto mês consecutivo. Em julho,…

17 minutos ago

Willian fala em gratidão ao Corinthians, mas projeta novo ciclo ao ser apresentado no Grêmio

O retorno de Willian ao futebol brasileiro, desta vez no Grêmio, foi marcado por um…

19 minutos ago

‘Não aceitamos intervenção estrangeira, tampouco ameaças à nossa soberania’

Por Geovani Bucci (Broadcast), Gabriel de Sousa (Broadcast) e Bruna Rocha - 09/09/2025 16:31 O…

20 minutos ago

This website uses cookies.