Canadense morre sob custódia de agentes de imigração de Trump


Por Redação, O Estado de S. Paulo – 27/06/2025 19:15

Um cidadão canadense de 49 anos morreu esta semana enquanto estava preso pelo Serviço de Imigração e Alfândega dos Estados Unidos. O caso é investigado e se tornou público na quarta-feira, 25. A ministra de Relações Exteriores do Canadá declarou nesta quinta, 26, que o país busca mais informações urgentemente.

O canadense foi identificado como Johnny Noviello. Ele era residente permanente nos EUA desde 1991 e foi encontrado morto no dia 23 em um centro de detenção federal localizado em Miami, onde estava preso. Um comunicado do ICE declarou que seu status era de “aguardando processo de remoção”. A causa da morte permanece desconhecida.

Segundo o comunicado, a equipe médica do local o atendeu e procedeu com uma ressuscitação cardiopulmonar e choque com desfibrilador externo. O serviço de emergência americano também foi acionado. “Cuidados médicos abrangentes são fornecidos desde o momento em que os indivíduos chegam e durante toda a sua permanência”, afirmou o ICE.

O serviço de imigração também informou que Noviello foi sentenciado a um ano de prisão em 2023 por extorsão e tráfico de drogas no condado de Volusia, Flórida. Em maio deste ano, ele foi encontrado pelos agentes de imigração e colocado na fila para ser deportado – de acordo com a lei americana, vistos de residência permanente podem ser revogados por determinados crimes, incluindo o tráfico de drogas.

No dia seguinte ao comunicado, a chanceler do Canadá, Anita Anand, declarou que o consulado canadense havia sido informado. “O Governo do Canadá foi notificado da morte de um cidadão canadense enquanto estava sob custódia nos Estados Unidos. Funcionários consulares canadenses estão buscando urgentemente mais informações com autoridades americanas. Apresento minhas sinceras condolências à família”, disse no X (antigo Twitter).

A morte ocorreu em meio a inúmeras prisões realizadas por agentes do ICE, que faz parte da política repressiva do presidente Donald Trump contra a imigração. Diversos decretos assinados pelo presidente desde que retornou à Casa Branca determinaram metas para deportar milhões de imigrantes indocumentados. As prisões aumentaram e foram seguidas de denúncias de violações dos agentes e protestos em todo o país.

Noviello é a oitava pessoa a morrer sob custódia do ICE este ano, segundo a estatística oficial. No ano passado, houve 11 mortes semelhantes. (COM AGÊNCAIS INTERNACIONAIS)



Por: Estadão Conteúdo

Estadão

Recent Posts

Secretaria de Saúde confirma segundo caso de mpox do grupo lp em SP

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo confirmou o segundo caso de mpox…

7 horas ago

Sabor do Trigo chama o Sebrae e aprimora a gestão de pessoas | ASN Goiás

A aquisição de um empreendimento de alto valor e desse total menos da metade pago…

10 horas ago

PCGO prende investigado por estupro de vulnerável em Itumbiara – Policia Civil do Estado de Goiás

A Polícia Civil de Goiás, por meio da 2ª Delegacia Distrital de Polícia de Itumbiara…

11 horas ago

PCGO prende homem por descumprir medidas protetivas em Novo Gama – Policia Civil do Estado de Goiás

A Polícia Civil de Goiás, por meio da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam)…

12 horas ago

Novo Helicóptero – Mais tecnologia, agilidade e operacionalidade para a Polícia Civil de Goiás

A solenidade de entrega do novo helicóptero à Polícia Civil de Goiás representa um marco…

13 horas ago

Psicóloga explica como a saúde mental pode interferir no processo de mulheres que tentam engravidar

Uma estimativa da Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta que a infertilidade afeta uma em…

14 horas ago

This website uses cookies.