GOIANÉSIA

Campanha Abril Laranja, de proteção aos animais, é lançada em Goianésia

A Prefeitura de Goianésia, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e do Departamento de Proteção aos Animais, lançou a campanha “Abril Laranja: Vozes Unidas pelos Animais”, com o objetivo de conscientizar a população sobre o abandono e os maus-tratos de animais. O diretor do Departamento, Turriceli Turrione, destacou a importância do mês de abril como um período dedicado a promover o cuidado e a proteção dos animais, especialmente aqueles que são abandonados ou vítimas de maus-tratos.

Durante todo o mês, a campanha contará com uma série de interações voltadas ao público, incluindo palestras e workshops. Turrione enfatizou que o foco é sensibilizar a comunidade sobre esses temas e garantir que os animais recebam o cuidado e a atenção que merecem. O Canil Municipal de Goianésia, que acolhe animais abandonados, está integrado a essa iniciativa, buscando proporcionar qualidade de vida e bem-estar aos bichos resgatados.

O diretor também lembrou que o abandono de animais é considerado crime e pode resultar em penalidades de um até cinco anos de reclusão, além de multas. A legislação que reconhece os animais como seres conscientes, capazes de sentir emoções, sendo um marco importante, pois assegura que eles tenham um lugar de fala e defesa.

Desde o início do ano, o Departamento tem trabalhado em parceria com o Ministério Público e a Procuradoria do Município para reformular a legislação municipal, já que atualmente a lei vigente não prevê punições para o abandono de animais, apenas a legislação federal e estadual. O órgão recebe denúncias de maus-tratos e realiza fiscalizações, sempre buscando punir os responsáveis.

O secretário municipal de Meio Ambiente, Willian Teófilo, explicou que a campanha”Abril Laranja” busca envolver a sociedade em ações que melhorem as condições de vida não apenas dos humanos, mas também dos animais. Ele reforçou que ter um animal de estimação implica responsabilidade, incluindo cuidados e gastos. O abandono, segundo Teófilo, é uma questão que deve ser tratada com seriedade, pois os animais são seres que sentem e merecem respeito.

Para reforçar a conscientização, serão realizadas ações em rádios, palestras em escolas e igrejas, visando sensibilizar a comunidade sobre a importância de cuidar dos animais.

Dener Rafael

Recent Posts

Horóscopo do dia: previsão para os 12 signos em 16/12/2025

Nesta terça-feira, os movimentos astrológicos tenderão a impactar cada signo de forma singular, intensificando emoções…

2 horas ago

Lançamentos da semana: o que chega à Netflix, ao Disney+ e ao Prime Video entre 15 e 21 de dezembro

A terceira semana de dezembro chegou trazendo não apenas a contagem regressiva para o Natal,…

8 horas ago

Mais ovo em 2026: 5 receitas para inserir na rotina

A chegada de um novo ano inspira mudanças, novos hábitos e escolhas mais conscientes à…

8 horas ago

Roteiro de Los Angeles: veja o que fazer na cidade em 1 dia

Los Angeles é famosa por servir de cenário para filmes como “Uma Linda Mulher”, “Pulp…

9 horas ago

4 características do cachorro da raça spaniel japonês

O spaniel japonês, também chamado de chin, é uma raça repleta de história, charme e…

10 horas ago

Mundial de Clubes de vôlei masculino começa neste terça-feira em Belém

O Ginásio Guilherme Paraense, o Mangueirinho, em Belém (PA), será palco do Mundial de Clubes…

10 horas ago

This website uses cookies.