Camisinhas texturizadas e finas passam a ser oferecidas de forma gratuita pelo SUS


Dois novos modelos de camisinha, texturizadas e finas, começaram a ser distribuídas de forma gratuita pelo Ministério da Saúde. A iniciativa tem o objetivo de estimular o uso de preservativos e, assim, reforçar a prevenção contra infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), como o HIV, hepatites virais e sífilis. O grande foco da ação são os jovens.

De acordo com a Pesquisa Nacional de Sáude (PNS), de 2019, entre pessoas com 18 anos ou mais que tiveram relações sexuais nos 12 meses anteriores à entrevista, apenas 22,8% disseram usar preservativos em todas as relações sexuais. Outras 17,1% afirmaram usar às vezes, e 59% relataram não usar nenhuma vez.

As camisinhas podem ser retiradas nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de todo o País, sem necessidade de apresentação de documentos de identificação. Não há limite em relação à quantidade solicitada. A expectativa é de que 400 milhões de unidades sejam distribuídas até o final do ano.

Para Alexandre Naime Barbosa, chefe do Departamento de Infectologia da Universidade Estadual Paulista (Unesp) e coordenador científico da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI), a ampliação da variedade de preservativos é um avanço importante para as políticas de prevenção.

“O preservativo, quando usado com consistência, previne 100% a transmissão do HIV e tem um índice bastante alto de prevenção contra outras ISTs. A proteção depende, basicamente, da adesão. Quanto maior a aceitação e a disponibilidade de modelos que proporcionem mais prazer e adaptação, a adesão vai aumentar e nós, obviamente, teremos uma ampliação do potencial de prevenção”, pontua.

Os novos produtos têm a mesma eficácia de proteção dos modelos anteriores. Até então, o Sistema Único de Saúde (SUS) disponibilizava dois tipos de camisinha: a externa, feita de látex, e a interna, de látex ou borracha nitrílica. “Oferecendo essas diferentes opções, o SUS atende melhor à diversidade de preferências e necessidades da população. Os preservativos mais finos, por exemplo, proporcionam mais sensibilidade e prazer durante a relação sexual, e os modelos texturizados aumentam o conforto e a satisfação de ambos os parceiros”, descreve Naime.

“Isso é importante para reduzir as barreiras de uso, especialmente nas populações mais jovens, que ainda estão se acostumando com o uso do preservativo e associam as camisinhas à diminuição do prazer. Então, essa estratégia é muito importante e um exemplo claro de como estratégias de prevenção podem ser dinâmicas e adaptadas ao comportamento sexual”, adiciona.

O MS reforça que o uso de preservativos em todas as relações sexuais é o método mais eficaz para a proteção contra as ISTs. Ele também evita gestações não planejadas. A ação faz parte da estratégia de Prevenção Combinada, que associa diferentes métodos para ampliar a proteção contra ISTs. Além do uso de preservativos, estão: profilaxias pré e pós-exposição (PrEP e PEP), diagnóstico e tratamento do HIV e de outras ISTs, vacinação e ações de promoção da saúde sexual e reprodutiva.



Por: Estadão Conteúdo

Estadão

Recent Posts

Empate entre Mirassol e Bragantino termina com confusão no túnel e intervenção da PM

O empate entre Mirassol e Red Bull Bragantino em 1 a 1 pela 26ª rodada…

35 segundos ago

Nota de Falecimento

O Grupo Divina Luz comunica o falecimento de Carlos Carrilho de Castro, ocorrido nesta quinta-feira,…

3 minutos ago

Dólar segue em baixa com agenda vazia por shutdown nos EUA

O dólar segue em baixa e alinhado à desvalorização da divisa americana no exterior, enquanto…

9 minutos ago

Polícia Civil prende homem por coação processual em Orizona – Policia Civil do Estado de Goiás

A Polícia Civil de Goiás, por meio da equipe da Delegacia de Polícia de Orizona…

18 minutos ago

Acredito que vamos ter um apoio tão grande no Senado para IR como foi na Câmara, diz Haddad

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse nesta quinta-feira (2) acreditar que o projeto de…

21 minutos ago

CBF divulga áudio do VAR de pênalti polêmico em Inter x Corinthians: ‘Puxão que impacta ação’

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou o áudio da análise do VAR no pênalti…

23 minutos ago

This website uses cookies.