Calderano fecha semana perfeita com ouro também em simples no WTT Contender de Buenos Aires

4 Min de leitura


Hugo Calderano conquistou neste domingo seu segundo título seguido de simples no Circuito Mundial de tênis de mesa e o 10º da história do WTT. Depois de levar o ouro em Ljubljana, na Eslovênia, o brasileiro fechou o fim de semana perfeito em Buenos Aires ao superar o japonês Mizuki Oikawa, apenas o 106º do mundo, por 4 a 1, parciais de 11/5, 12/10, 10/12, 11/7 e 11/5.

Os mesa-tenistas não se enfrentavam desde 2016, quando Calderano ganhou os dois embates. Ao manter a freguesia contra o oponente, o terceiro melhor mesa-tenista do mundo deixa a Argentina com dois ouros, já que havia vencido, também, nas duplas mistas, e com a posição no ranking mais tranquila pelos 400 pontos somados.

Calderano começou a final demonstrando muita concentração na defesa e força nos ataques, logo abrindo 4 a 1. Oikawa buscava ser agressivo para tentar surpreender, mas as devoluções dificultavam a vida do japonês. O brasileiro fechou a parcial por 11 a 5 com bola para fora.

Oikawa voltou melhor no começo do segundo set e, em linda troca de bolas, fez 5 a 1. Nada dava certo para Calderano, que ficou com sete pontos de desvantagem na parcial, com 3 a 10. Mas o brasileiro é forte mentalmente e conseguiu salvar os sete sets points do japonês. E o que parecia impossível se concretizou, com virada épica para 12 a 10 com oito pontos seguidos.

Mesmo com o moral elevado após salvar uma parcial perdida, Calderano voltou a abrir um set exagerando nos erros e ficando em desvantagem de 6 a 0. Oikawa queria apagar a má impressão do segundo set, mas oscilava bastante e viu o rival novamente reagir e empatar em 7 a 7. O brasileiro desperdiçou um set point e acabou vendo o rival diminuir com 12 a 10.

O quarto set começou com mais equilíbrio. Mas sair do zero deixou o japonês mais motivado e confiante no empate. Com 6 a 6, Calderano tinha dois saques para encaminhar a parcial e não desperdiçou. Fez 3 a 1 com 11 a 7, ficando a um set da conquista.

Depois de três sets seguidos andando atrás no marcador, o brasileiro iniciou melhor e logo com 2 a 0. Oikawa não tinha mais tempo a pedir e investia nas pancadas para sobreviver na final. Porém, exagerava nos erros e logo ficou atrás com 7 a 2. O brasileiro celebrou o título com 11 a 5 após linda troca de bolas e erro do japonês.

Foi a quarta final individual seguida de Calderano e o terceiro título. Em abril, o brasileiro foi campeão da Copa do Mundo. No mês seguinte, perdeu na decisão do mundial. E, em junho, conquistou o ouro no WTT Star Contender Ljubljana.

Calderano já havia levado seu primeiro ouro ao lado da namorada Bruna Takahashi, na duplas mistas, no sábado, ao superar os indianos Harmeet Desai e Yashaswini Ghorpade, parciais de 17/15, 11/7 e 13/11. Sem tempo a perder, ele já estará em ação na próxima semana no WTT Star Contender de Foz do Iguaçu, competição que promete contar com mais estrelas na modalidade.

JAPONESA GANHA FINAL FEMININA

O título do simples feminino ficou com a japonesa Miwa Harimoto, que superou Cheng I-Ching, de Taipei, por 4 a 2, parciais de 11/4, 11/8, 6/11, 5/11, 11/8 e 11/4. Foi a sexta conquista na WTT, da principal favorita do evento na Argentina.



Por: Estadão Conteúdo

Compartilhar