GOIAS

Caiado e Gracinha participam da 15ª edição da Pamonhada de Jesúpolis

O governador Ronaldo Caiado e a coordenadora do Goiás Social, primeira-dama Gracinha Caiado, desembarcaram na cidade de Jesúpolis nesta sexta-feira, 28, para participar da 15ª edição da pamonhada da cidade.

Durante todo o dia foram produzidas mais de 30 mil pamonhas na Praça de Eventos do Ipê, todas com milho plantado especialmente para a o evento.

“É uma festa que representa muito a cultura goiana. Uma festa solidária, que tem a participação de toda a comunidade, que faz tudo com muito carinho e com muita competência”, destacou o governador.

Considerada a capital da pamonha, Jesúpolis é sede da festa que já é um marco no calendário cívico, cultural e turístico de Goiás. Além disso, o evento destaca a importância econômica do milho para a região, contribuindo significativamente para o setor agrícola.

Pamonhada de Jesúpolis reúne moradores e voluntários em celebração da cultura goiana (Fotos: André Saddi e Hegon Corrêa)

Durante a festa, voluntários e moradores se juntaram para descascar, limpar e preparar mais de 200 mil espigas de milho.

“A comunidade toda trabalha com o mesmo objetivo que é realizar a pamonhada. É um momento muito bom, de confraternização entre as pessoas”, disse Iramar Oliveira Araújo, moradora do município que já contribui há muitos anos para a realização da festa.

Festa solidária

Para Gracinha, evento momento de união e solidariedade (Fotos: André Saddi e Hegon Corrêa)

O envolvimento dos moradores na festividade também foi enaltecido pelo chefe do Executivo goiano. “Nós temos aqui algo inédito, com a produção de mais de 30 mil pamonhas que são distribuídas gratuitamente. Você vê a participação de todo mundo nessa festa solidária, de forma voluntária, ninguém cobrou nada”, ressaltou Caiado.

“Este evento representa muito mais do que a produção de pamonhas. É um momento de união, solidariedade e celebração da nossa cultura goiana”, acrescentou a primeira-dama Gracinha Caiado.

O evento é promovido pela Secretaria Municipal de Promoção Social e Trabalho, em parceria com a Secretaria de Agricultura e do Meio Ambiente, com apoio da Prefeitura de Jesúpolis, comunidade jesupolina, servidores públicos municipais e Câmara de Vereadores da cidade.

As pamonhas são destinadas à alimentação escolar na tradicional festividade, que atrai visitantes de cidades de todo o estado.

O título de Capital Goiana da Pamonha foi sancionado em setembro de 2024, por meio da Lei nº 22.288, de autoria do deputado estadual Amilton Filho. “Isso tem nos ajudado a levar o nome de Jesúpolis Brasil afora e hoje tem pessoas de vários estados nos prestigiando nesse evento reconhecido nacionalmente”, celebrou o prefeito do município, Adriano Peixoto.

Evento tem divulgado o nome de Jesúpolis Brasil afora e atrai visitantes (Fotos: André Saddi e Hegon Corrêa)

Saiba mais

Sorteio de casas a custo zero é realizado em Jesúpolis

Governo anuncia investimento de R$ 30 milhões em Crédito Social para 2025

Dener Rafael

Recent Posts

Nota de Falecimento

O Grupo Divina Luz comunica o falecimento de Iracema Miranda Ramos, ocorrido nesta quinta-feira, 01,…

21 minutos ago

Ano-Novo: 5 orações para renovar a proteção e a fé

No início do ano, é comum buscar maneiras de atrair boas vibrações para os meses…

1 hora ago

7 receitas com romã para atrair abundância em 2026

A chegada de um novo ano é como abrir um livro em branco, cheio de…

2 horas ago

7 dicas para tornar o gato mais sociável

Os gatos são conhecidos por sua independência e, muitas vezes, por serem mais reservados do…

3 horas ago

INMET emite alerta para tempestade com granizo na região de Goianésia

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu um alerta de possibilidade de tempestade local e…

4 horas ago

Portal 1/1/1: início de um novo ciclo energético em 2026

O ano de 2026 começa com um evento raro e cheio de significado na numerologia:…

4 horas ago

This website uses cookies.