Categories: GOIASSaúde

Caiado defende a realização de exames preventivos durante a abertura do Mutirão de Colonoscopia, na cidade de Goiás

O governador Ronaldo Caiado foi à cidade de Goiás, nesta quarta-feira, 19, para participar da abertura oficial do Mutirão de Colonoscopia, que alerta para a prevenção ao câncer de intestino. Realizada na Policlínica Estadual da Região Rio Vermelho, de 17 a 22 de março, a iniciativa oferece 600 exames de colonoscopia e orientações gerais sobre a doença. “A saúde preventiva merece atenção e, por isso, é preciso acabar com a cultura do medo de descobrir se tem problema. Fazer exames na hora certa salva vidas”, afirmou o chefe do Executivo estadual, que estava acompanhado da ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet.

O Mutirão é realizado pelo Governo de Goiás em parceria com a Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (Sobed), Sociedade Brasileira de Coloproctologia (SBCP) e Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Médicos especialistas de nove estados se deslocaram até a cidade de Goiás para fazer parte da ação que atende os cidadãos da região do Vale do Araguaia de forma inteiramente gratuita. “Estão abrindo mão de seus consultórios para vir desenvolver esse trabalho de atenção ao povo do Vale do Araguaia”, reconheceu o governador.

Ao citar que é o terceiro câncer que mais mata no Brasil, a ministra de Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, defendeu a aprovação de um projeto de lei para transformar o Março Azul, no mês nacional de prevenção da doença no intestino, a exemplo da campanha do Outubro Rosa. “Um projeto já foi aprovado no Senado. Agora, só falta ser pautado pela Câmara, que tem um médico como presidente”, informou a ministra.

Antes dos exames de colonoscopia, foram distribuídos 7 mil potes coletores para o FIT Teste às pessoas que estão no grupo de risco para a doença. O exame detecta a presença de sangue oculto nas fezes, um possível indício de câncer intestinal. Cidadãos com idade entre 45 e 70 anos podem realizar os testes gratuitamente nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e na Policlínica Estadual. Caso o resultado seja positivo, o exame de colonoscopia será realizado na unidade de saúde ainda neste mês.

A importância de deixar o atendimento de saúde mais acessível foi destacada pelo vice-governador Daniel Vilela. “Graças ao governador Ronaldo Caiado, a saúde em Goiás é de fato regionalizada e as pessoas podem ser atendidas perto de casa com as policlínicas”, ressaltou. De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Rasível dos Reis, cerca de 300 pessoas estão envolvidas na campanha. “Desde domingo, foram realizadas mais de 200 colonoscopias. Qual serviço público faz esse volume de exames em tão pouco tempo?”, questionou ao mostrar a eficiência da iniciativa. “É um projeto de importância ampliativa porque, a partir dele, podemos discutir a questão epidemiológica da doença e estender a ação para todo Estado”, projetou o secretário.

O prefeito da cidade de Goiás, Aderson Gouveia, enalteceu o fato do município sediar, pela primeira vez, um evento de tamanha importância. Também falou sobre a transformação causada pela regionalização da saúde, promovida por Caiado no Estado. “O que está acontecendo aqui é um exemplo de que a saúde tem de estar próxima das pessoas. Tínhamos que ir para Goiânia em busca de atendimento, mas hoje tem seis policlínicas que fazem um atendimento importantíssimo. Vários exames de alto custo são feitos na nossa policlínica”, relatou.

Câncer intestinal
Dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca) mostram que o câncer intestinal é o terceiro mais fatal no Brasil, afetando anualmente mais de 45,6 mil pessoas. A doença atinge, principalmente, pessoas com 45 anos ou mais, que se enquadram em fatores de risco, como histórico familiar; doenças inflamatórias intestinais; e diabetes tipo 2. Condições como sedentarismo, obesidade, alcoolismo e tabagismo também influenciam no aparecimento da doença.

Os principais sintomas do câncer colorretal são a presença de sangue nas fezes; mudanças no ritmo intestinal; dor ou cólica abdominal frequente por mais de 30 dias; emagrecimento rápido sem explicação; anemia; cansaço e fraqueza. A adoção de uma alimentação rica em fibras e de uma rotina ativa reduzem as chances de desenvolver a doença. As consultas médicas regulares anuais também são essenciais, já que, com o diagnóstico precoce, as chances de cura podem alcançar até 90%.

Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás

Dener Rafael

Recent Posts

Neto detona Neymar após vexame do Santos: ‘Que jogadorzinho você virou’

A goleada sofrida pelo Santos no domingo foi a maior derrota de Neymar em sua…

14 minutos ago

‘Chegou ao fundo do poço’

O nome do Santos já foi levado a todos os cantos do mundo, especialmente por…

30 minutos ago

Confira como foi o plantão do Corpo de Bombeiros durante o fim de semana

Nas últimas 48 horas, o Corpo de Bombeiros Militar de Goianésia registrou 13 ocorrências, sendo…

31 minutos ago

Previsões do baralho cigano para os 12 signos na semana de 18 a 24 de agosto

O Baralho Cigano abre espaço para que intuição e sabedoria antiga se encontrem, mostrando sinais…

38 minutos ago

Entenda a briga na família de Raul Gil que levou neta do apresentador a se manifestar

Um novo episódio envolvendo a família do apresentador Raul Gil ganhou repercussão após sua neta,…

46 minutos ago

Fuvest abre inscrições para vestibular 2026 nesta segunda; veja o cronograma

Por Redação O Estado de S. Paulo - 18/08/2025 08:46 As inscrições para o vestibular…

1 hora ago

This website uses cookies.