Categories: BRASIL

Cadúnico: novo portal para gestores funcionará a partir de março

O novo Sistema de Cadastro Único (CadÚnico) vai começar a funcionar a partir de março. A operação vai atuar com uma nova plataforma e informações mais atualizadas.  O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) está à frente da mudança. Segundo a pasta, a mudança trará mais segurança e eficiência no combate às fraudes. Além disso, o novo sistema promove maior integração com outras bases de dados do Governo Federal – o que trará agilidade e otimização aos processos de atualização cadastral e no atendimento às famílias, conforme a pasta. 

O lançamento da plataforma ocorreu no último dia 18 de fevereiro. Segundo o MDS,  o novo sistema para os gestores do CadÚnico vai facilitar o trabalho daqueles que fazem o cadastramento e do cidadão beneficiário de programas sociais.

O MDS informa que a ideia é automatizar o preenchimento das informações das famílias, evitar erros e fazer com que o processo de atendimento na rede do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) seja mais ágil.

Em nota, a pasta informou que a integração de dados, que antes durava dois ou três meses para serem feitas, agora poderá ser feita em poucos dias, a partir de processos automatizados e rotineiros. Além disso, o novo sistema contará com uma plataforma de gestão de riscos e monitoramento – o objetivo é garantir eficiência e evitar fraudes cibernéticas e outros tipos de fraudes.

Outras novidades

Agora, quando o operador do Sistema for preencher o campo com o Cadastro de Pessoa Física (CPF) do beneficiário, serão processadas automaticamente informações de diferentes bases do Governo Federal, como a de óbitos e nascimentos, Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS), Receita Federal, Previdência Social, entre outros. A base de dados passará a ser armazenada pela Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social (Dataprev). 

Importância de manter o Cadastro Único atualizado

A atualização do CadÚnico pelos beneficiários dos programas sociais do governo federal garante a permanência nesses programas e que os benefícios continuem ativos. Além disso, protege o usuário contra possíveis incoerências que podem suspender temporariamente os benefícios.

O MDS possui um passo a passo oficial de como atualizar o CadÚnico.  

Brasil 61

Recent Posts

7 petiscos com frutos do mar para o final de semana

Existem muitas variedades de frutos do mar. Por isso, é possível preparar diversas receitas, que…

11 minutos ago

novo surto de inflação nos EUA pode minar credibilidade do Fed, dizem economistas

Estudo publicado às margens do simpósio de Jackson Hole alerta para o risco de um…

15 minutos ago

Mais de 100 armas, incluindo submetralhadora, são apreendidas em sítio no interior de SP

Por Redação O Estado de S. Paulo - 23/08/2025 10:43 Um arsenal com 111 armas…

45 minutos ago

Richarlison desmonta defesa de Guardiola e Tottenham vence Manchester City pela Premier League

Livre dos problemas físicos - e das críticas - que o atormentaram nos últimos três…

48 minutos ago

Cássio diz que filha autista não é aceita em escolas; veja o que diz diretriz da educação

Por Redação O Estado de S. Paulo - 23/08/2025 10:23 O goleiro Cássio, do Cruzeiro,…

1 hora ago

Cássio desabafa após filha autista ser rejeitada em escolas de BH: ‘Corta o coração’

O goleiro Cássio, do Cruzeiro, usou as redes sociais para relatar as dificuldades enfrentadas para…

1 hora ago

This website uses cookies.