Categories: Últimas Notícias

Cacique Raoni cobra de Lula indicação de sucessor e proteção dos povos indígenas


Em viagem à Aldeia Piaraçu no Parque do Xingu, no Mato Grosso, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi cobrado nesta sexta-feira, 4, pelo cacique Raoni Metuktire sobre apontar um sucessor que continue o “trabalho de proteger os povos indígenas”.

No encontro, a liderança indígena destacou que convidou Lula três vezes antes para que ele fosse visitar o território, na Bacia do Rio Xingu, e disse não querer “entrar em contradição” com o presidente.

“Quero pedir ao senhor para pensar no seu sucessor, que tem que ser o próximo presidente da República, para continuar seu trabalho de proteger os povos indígenas e o nosso território”, disse em discurso traduzido por um intérprete.

Raoni também advertiu Lula sobre a exploração de petróleo na foz do Rio Amazonas, deixando claro que é contra a atividade. “Estou sabendo que lá na foz do rio Amazonas, o senhor está pensando no petróleo debaixo do mar. Penso que não. Essas coisas, na forma que estão, garantem que a gente tenha o meio ambiente e a terra com menos poluição e aquecimento.”

No encontro, o presidente concedeu a Ordem Nacional do Mérito no grau Grã-Cruz ao líder indígena, “em razão dos relevantes serviços prestados em defesa dos direitos dos povos indígenas, da Floresta Amazônica e do meio ambiente”, segundo consta de decreto publicado no Diário Oficial da União (DOU).

Lula disse que o dia era de homenagem, mas também de “escuta para encaminhamento das soluções”. “Sabemos que há muito a ser feito, mas nossas políticas convergem no sentido de assegurar integralmente os direitos indígenas”, afirmou.

O cacique fez parte do grupo de pessoas que subiu a rampa do Palácio do Planalto ao lado do presidente na posse do terceiro mandato dele na Presidência.

Lula foi ao território indígena acompanhado da primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, e dos ministros Carlos Fávaro, da Agricultura e Pecuária; Marina Silva, do Meio Ambiente; Paulo Teixeira, do Desenvolvimento Agrário; e Sônia Guajajara, dos Povos Indígenas. Segundo o Planalto, a ideia é a comitiva ouvir as demandas locais sobre a ampliação de programas para os povos indígenas do Xingu.



Por: Estadão Conteúdo

Estadão

Recent Posts

todas as medidas de revisão de gastos da MP do IOF devem entrar em relatório

O deputado federal Juscelino Filho (União Brasil-MA) disse que todas as medidas de ajuste de…

2 minutos ago

Renato Aragão se emociona com homenagem no ‘Criança Esperança’

Renato Aragão se emocionou durante a sua participação no especial do Criança Esperança, que foi…

6 minutos ago

Daniel Vilela entrega Batalhão Rural da PM em Valparaíso e anuncia investimentos em segurança pública – Vice-Governadoria

Nova sede reforça presença da Polícia Militar no Entorno do Distrito Federal e amplia a…

11 minutos ago

PCGO e Vigilância Sanitária interditam buffet clandestino em Goiânia – Policia Civil do Estado de Goiás

A Polícia Civil de Goiás, por meio da Central Geral de Flagrantes de Goiânia –…

13 minutos ago

MDIC investiga dumping em falsos tecidos (TNT) de China, Egito e Israel

A Secretaria de Comércio Exterior (Secex) do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC)…

17 minutos ago

Toffoli diz que é ‘lenda urbana’ e ‘mentira deslavada’ afirmar que STF age de forma monocrática

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Dias Toffoli rebateu nesta segunda-feira, 27, críticas de…

20 minutos ago

This website uses cookies.