Categories: Últimas Notícias

Bukele propõe troca de prisioneiros políticos por deportados venezuelanos com Maduro


Por Redação O Estado de S. Paulo – 21/04/2025 08:05

O presidente de El Salvador, Nayib Bukele, propôs no domingo, 20, repatriar todos os presos venezuelanos enviados ao seu país pelos Estados Unidos em troca da libertação da mesma quantidade de “prisioneiros políticos” da Venezuela, incluindo figuras da oposição do país – que chamou a oferta de “cínica”.

Em uma publicação no X (antigo Twitter), direcionada ao presidente da venezuelano, Nicolás Maduro, Bukele listou familiares de membros do alto escalão da oposição na Venezuela, jornalistas e ativistas detidos durante a repressão eleitoral do governo sul-americano no ano passado.

“A única razão pela qual estão presos é por terem se oposto a você e à sua fraude eleitoral”, disparou Bukele se referindo a Maduro. “No entanto, quero propor um acordo humanitário que inclua a repatriação de 100% dos 252 venezuelanos que foram deportados, em troca da libertação e entrega de um número idêntico dos milhares de presos políticos que você mantém”, completou.

Entre os listados está o genro do ex-candidato à presidência da Venezuela Edmundo González, vários líderes políticos que buscavam asilo na embaixada argentina na Venezuela e o que ele disse serem 50 cidadãos de pelo menos 23 nacionalidades diferentes.

O presidente também citou a mãe da líder da oposição María Corina Machado, cuja casa, segundo o líder político, foi cercada pela polícia venezuelana em janeiro.

Bukele encerrou afirmando que o Ministério das Relações Exteriores de El Salvador entrará em contato com o governo Maduro para formalizar a proposta.

Reação venezuelana

O Ministério Público da Venezuela respondeu na noite do mesmo dia, chamando as declarações de Bukele de “cínicas” e se referindo ao líder salvadorenho como um “neofascista”.

O país pediu também que o governo de Bukele forneça ao governo venezuelano uma lista das pessoas detidas, bem como seu status legal e relatórios médicos.

“O tratamento recebido pelos venezuelanos nos Estados Unidos e em El Salvador constitui uma grave violação do direito internacional dos direitos humanos e constitui um crime contra a humanidade”, afirmou o comunicado.

De olho em El Salvador

A proposta surge em um momento em que o mundo está atento a El Salvador por aceitar venezuelanos e salvadorenhos deportados pelo governo Trump, que os acusou de serem membros de gangues.

Os deportados são encarcerados em uma “megaprisão” conhecida como Centro de Confinamento do Terrorismo (CECOT), construída pelo governo Bukele durante sua repressão às gangues do país.

A controvérsia só aumentou após a revelação de que um homem casado com uma cidadã americana foi deportado por engano. A Suprema Corte dos EUA ordenou que o governo facilitasse seu retorno, mas não há sinais de que a proposta será aceita.

Desde março, o governo dos EUA envia venezuelanos e salvadorenhos acusados de serem filiados às gangues Tren de Aragua e MS-13 para El Salvador, onde Bukele concordou em deter criminosos condenados para os Estados Unidos, mediante pagamento.

Os primeiros voos a chegar a El Salvador transportaram 238 venezuelanos, entre eles muitos que não tinham antecedentes criminais. / COM AGÊNCIAS INTERNACIONAIS



Por: Estadão Conteúdo

Estadão

Recent Posts

3 vezes em que Blue Ivy chamou a atenção em shows de Beyoncé

Beyoncé deu início a turnê do álbum Cowboy Carter na madrugada desta terça-feira, 29, em…

5 minutos ago

São Paulo conta com ‘desencanto’ de Luciano para virar sobre o Náutico pela Copa do Brasil

O São Paulo saiu na frente do Náutico na briga por uma vaga nas oitavas…

6 minutos ago

Com bolsonaristas, União e PP anunciam federação com maior bancada no Congresso

Com a presença de apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e sem petistas, o União…

7 minutos ago

Apesar da subida dos juros, estou praticando a mais baixa taxa que se pode praticar

O ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, afirmou nesta terça-feira, 29, que a taxa de…

15 minutos ago

Putin anuncia cessar-fogo de 3 dias na Ucrânia em maio para comemorar fim da 2ª Guerra Mundial

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, anunciou um cessar-fogo por três dias na Ucrânia em…

25 minutos ago

Jesse Eisenberg recruta jovens mágicos em trailer de ‘Truque de Mestre 3’

Nove anos depois do lançamento do último filme da franquia, Truque de Mestre 3 ganhou…

1 hora ago

This website uses cookies.