O Brics deve fortalecer uma diplomacia preventiva, uma força para o bem, atuando não como um bloco de confronto, mas sim como uma coalizão de cooperação, defendeu nesta segunda-feira, 28, o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira. Em reunião de chanceleres dos países do Brics, no Palácio do Itamaraty, na região central do Rio de Janeiro, Vieira disse que investir na paz significa abordar as causas profundas da instabilidade, entre elas a pobreza, desigualdade e instituições frágeis.
“O sofrimento humano jamais deve ser instrumentalizado. O Brics deve continuar a defender um sistema humanitário global neutro, justo, unificado e genuinamente universal. O caminho para a paz não é fácil nem linear, mas o Brics pode e deve ser uma força para o bem. Não como um bloco de confronto, mas como uma coalizão de cooperação. Devemos liderar como exemplo reafirmando a nossa crença em um mundo multipolar onde a segurança não é privilégio de poucos, mas direito de todos”, discursou o chanceler brasileiro.
Em sua exposição na reunião, Vieira citou conflitos em curso no mundo, como a guerra entre Rússia e Ucrânia e a contraofensiva de Israel em Gaza.
“A situação devastadora nos territórios palestinos ocupados continuam sendo uma fonte de profunda preocupação”, disse o ministro. “A retomada de bombardeios em Gaza e o bloqueio de ajuda humanitária são inaceitáveis.”
Vieira declarou permanecer firme a posição por uma solução que passe por dois Estados independentes para a guerra em Gaza, com um Estado da Palestina independente, tendo Jerusalém Oriental como capital.
“É necessário assegurar a retirada total das forças israelenses de Gaza, assegurar a libertação de todos os reféns e garantir a entrada de ajuda humanitária”, defendeu o ministro.
Por: Estadão Conteúdo
Dominando a IA: Crie Seus Próprios Agentes Inteligentes, Crie com IA: Como Produzir Imagens e…
A coordenadora do Goiás Social, primeira-dama Gracinha Caiado, entregou, nesta quinta-feira (22/01), R$ 1,5 milhão…
Para se candidatar a uma dessas vagas, o interessado precisa ter 14 anos completos. A…
A Polícia Militar informou que o sistema de integração com o número de emergência 190…
Circular com o veículo aparentemente em ordem nem sempre significa estar regular perante os órgãos…
A Polícia Civil de Goiás, por meio da 4ª Delegacia Distrital de Goiânia – 1ª…
This website uses cookies.