Brics cria instituto permanente para debate de sustentabilidade em infraestrutura


Os países do Brics formalizaram nesta quarta-feira, 14, a criação de um instituto permanente voltado à sustentabilidade e integração da infraestrutura de transportes. A decisão foi oficializada em carta ministerial ao final da reunião do Grupo de Trabalho (GT) de Transportes. O novo órgão, nomeado como Instituto Brics para Transporte Sustentável, Mobilidade e Logística (BISTML, na sigla em inglês), terá agendas coletivas com todos os membros do bloco.

De acordo com a carta ministerial, o BISTML terá como objetivo “enfrentar os desafios de infraestrutura com soluções inovadoras e integradas, com foco em sistemas de transporte resilientes ao clima, tecnologias limpas e práticas ambientais”. Os países também se comprometeram a compartilhar experiências e boas práticas, além de elaborar relatórios técnicos sobre integração de infraestrutura e adaptação climática.

A carta ressalta ainda que os membros se opõem a medidas unilaterais que possam gerar distorções de mercado ou restringir o acesso a tecnologias essenciais à segurança e eficiência no setor. Foi reafirmado o compromisso de respeitar a soberania e as capacidades nacionais de cada Estado-membro, além da rejeição ao protecionismo comercial no setor de transporte e logística.

Em entrevista coletiva, o subsecretário de Sustentabilidade do Ministério dos Transportes, Cloves Benevides, disse que os diálogos estão em curso a partir de experiências concretas. Ele destacou que, mesmo sem tratar diretamente de projetos específicos como a Ferrogrão, polêmico por possíveis impactos ambientais, o debate entre os países tem como pilar a sustentabilidade.

Benevides citou ações já em curso no Brasil, como a inclusão de cláusulas de sustentabilidade nos contratos de conservação junto a concessões de rodovias e ferrovias. Segundo ele, essas cláusulas preveem recursos específicos para transição energética, adaptação da infraestrutura e medidas voltadas a comunidades impactadas. “Hoje, os leilões modelados pela ANTT já trazem compromissos de escuta social e previsão de neutralização de emissões na fase de implantação dos empreendimentos”, disse.

A carta do GT também formalizou o apoio à criação da Aliança Internacional de Logística do Brics, prevista para funcionar junto ao grupo de trabalho. A proposta é reunir setor público e privado para promover conectividade, resposta a emergências e resiliência climática. Os países endossaram a coordenação com o Conselho Empresarial do Brics para garantir sinergia entre iniciativas governamentais e empresariais.

A presidência brasileira foi elogiada pelo grupo pela condução dos trabalhos e, ao fim da carta, os membros manifestaram expectativa de continuidade da agenda sob a presidência indiana em 2026.



Por: Estadão Conteúdo

Estadão

Recent Posts

imprensa internacional repercute derrota do Botafogo de Davide Ancelotti

A eliminação do Botafogo de Davide Ancelotti para a LDU na Libertadores repercutiu no mundo…

35 minutos ago

Horóscopo do dia: previsão para os 12 signos em 22/08/2025

Nesta sexta-feira, o movimento dos astros afetará cada nativo de forma única. Enquanto alguns sentirão…

49 minutos ago

River Plate empata com Libertad, avança nos pênaltis e encara o Palmeiras na Libertadores

O River Plate saiu vencendo, mas sofreu o empate do Libertad, no Monumental del Núñez,…

1 hora ago

Palmeiras segura empate e segue para quartas da Libertadores

O Palmeiras segurou um empate sem gols com o Universitario (Peru), na noite desta quinta-feira…

2 horas ago

Palmeiras dá sono, joga mal e avança na Libertadores graças à goleada no Peru

Todo o futebol que mostrou na semana passada em Lima, onde goleou o Universitario, o…

2 horas ago

Governo Trump vai revisar 55 milhões de vistos estrangeiros e ameaça cassar em caso de violação

O governo dos Estados Unidos anunciou nesta quinta-feira, 21, que está analisando mais de 55…

2 horas ago

This website uses cookies.