Brics condena ataques terroristas na Rússia no início de junho


Por Daniela Amorim e Juliana Garçon, e Laís Adriana e Célia Froufe, enviadas especiais – 06/07/2025 15:26

O Brics condenou “nos termos mais fortes” os ataques contra pontes e infraestrutura ferroviária na Rússia que aconteceram nos dias 31 de maio, 1º e 5 de junho, na declaração final da cúpula, divulgada antecipadamente neste domingo. O documento alega que a ofensiva resultou em “várias vítimas civis, incluindo crianças”, nas regiões de Bryansk, Kursk e Voronezh.

A menção ocorre logo depois de um parágrafo defendendo o fortalecimento de ações contra o terrorismo e não menciona a possível autoria dos ataques. Na época, autoridades russas abriram investigações para analisar a destruição das ferrovias, classificando como possível “ato de terrorismo”. Segundo o Kiev Independent, o grupo militar ucraniano partidário Atesh clamou autoria da destruição de uma das ferrovias, em 1º de junho, mas os outros ataques permaneceram sem identificação.

O comunicado também expressou apoio à Índia ao condenar os ataques terroristas em Jammu e Caxemira, em 22 de abril de 2025. “Expressamos nossa firme condenação a quaisquer atos de terrorismo considerados criminosos e injustificáveis, independentemente de sua motivação, quando, onde e por quem quer que os tenha cometido”, afirma.

Os países do Brics reiteraram compromisso em combater o terrorismo globalmente e impedir movimentos transfronteiriços, financeiros e de refúgio aos terroristas. Ecoando comentários feitos pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva mais cedo, o comunicado diz que ataques terroristas não devem ser associados a religião, nacionalidade, civilização ou grupo étnico, levando todos os responsáveis à justiça de acordo com a legislação internacional.

O Brics apelou ainda para que a Organização das Nações Unidas (ONU) finalize e adote rapidamente a Convenção Abrangente sobre Terrorismo Internacional, defendendo ainda “ações concertadas contra todos os terroristas e entidades terroristas designados” pela organização.



Por: Estadão Conteúdo

Estadão

Recent Posts

Gonzalo Garcia aproveita chances no Mundial e ofusca Rodrygo e Endrick no Real Madrid

Aos 21 anos, o atacante Gonzalo Garcia não é destaque nem mesmo no site do…

9 minutos ago

Dirigente responsabiliza Hugo Calderano por viagem negada pelos EUA

O chefe oficial executivo (CEO, na sigla em inglês) da World Table Tennis (WTT), entidade…

29 minutos ago

Perfil oficial de Maria de Fátima de ‘Vale Tudo’ sai do ar

A Globo desativou o perfil no Instagram de Maria de Fátima, vivida por Bella Campos…

35 minutos ago

Daniel Vilela assina transferência da capital para Trindade e enaltece importância da Festa do Divino Pai Eterno – Vice-Governadoria

Governador em exercício também assistiu ao desfile de carreiros. “Aqui em Trindade, temos uma das…

43 minutos ago

Como líder do PCC que estava foragido desde 2016 foi preso em estacionamento de mercado

A prisão de Ricardo Batista Ambrózio, de 44 anos, vulgo Perfume ou Kaiak, apontado como…

1 hora ago

Vila Nova vence Ferroviária em Araraquara e se aproxima do G-4 na Série B

O Vila Nova bateu a Ferroviária por 3 a 1, em partida disputada na tarde…

1 hora ago

This website uses cookies.