Os contribuintes brasileiros pagaram R$ 2,5 trilhões de impostos em 2025 até as 10 horas desta quarta-feira, 20, um aumento interanual equivalente a 9,3%, segundo o Impostômetro da Associação Comercial de São Paulo (ACSP). O valor representa o total de impostos, taxas e contribuições pagos pelos contribuintes brasileiros aos governos federal, estadual e municipal desde o início do ano, incluindo multas, juros e correção monetária.
O economista Ulisses Ruiz de Gamboa, do Instituto de Economia Gastão Vidigal (IEGV) da ACSP, considera que a marca foi atingida 23 dias mais cedo em relação ao ano anterior, devido à atividade econômica ainda aquecida. “A inflação também desempenhou um papel relevante, uma vez que o sistema tributário brasileiro é majoritariamente baseado em impostos sobre o consumo, que incidem diretamente sobre os preços dos bens e serviços”, complementa.
Segundo Ruiz de Gamboa, outros fatores também contribuem para o aumento da arrecadação, entre eles a tributação dos sites de apostas, as Bets, o aumento do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), o aumento da alíquota do Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), a tributação de fundos exclusivos e offshores e a reoneração gradual da folha de pagamentos.
Por: Estadão Conteúdo
Faltando poucos meses para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), milhões de estudantes em…
Secretário Rasível Santos visitou espaços do Heana que passarão por reforma. Apenas na modernização do…
Depois da queda de 2,10% registrada na terça-feira, 19, a Bolsa brasileira opera sem tendência…
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva telefonou ao presidente da França, Emmanuel Macron, nesta…
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, publicou nesta quarta-feira, 20, que o país não…
O controlador-geral do Estado de São Paulo, Wagner Rosário, foi indicado pelo governador Tarcísio de…
This website uses cookies.