Brasileiros desaprovam Congresso e acham que recursos de emendas são desviados


A maioria dos brasileiros desaprova a atuação do Congresso Nacional, aponta pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta segunda-feira, 21. A maior parte dos entrevistados pelo levantamento rejeita o dispositivo das emendas parlamentares e avalia que os recursos destinados por deputados federais e senadores aos Estados e municípios é desviada antes de ser convertida em investimentos para a população.

Segundo a Genial/Quaest, 51% dos brasileiros rejeitam o trabalho da Câmara e do Senado, enquanto 42% aprovam e 7% não responderam.

De acordo com a pesquisa, a maioria dos entrevistados considera que deputados federais e senadores não deveriam indicar emendas ao Orçamento da União: 46% rejeitam o dispositivo, enquanto 38% o aprovam e 16% não responderam.

Por outro lado, 72% dos entrevistados nem sequer sabia que, a cada ano, os parlamentares destinam uma parcela bilionária do orçamento federal. São 27% os que conheciam o dispositivo, enquanto 1% não respondeu.

Em 2025, o volume de emendas parlamentares soma R$ 50,4 bilhões, uma quantia superior aos recursos livres de 30 ministérios. A maioria dos entrevistados afirmou ter a impressão de que as emendas são desviadas antes de chegarem às cidades a que são destinadas. Para 82%, as emendas são alvos de corrupção; para 9%, os recursos são convertidos em investimentos nas cidades, enquanto outros 9% não responderam.

A Genial/Quaest ouviu 2.004 brasileiros de 16 anos ou mais entre os dias 10 e 14 de julho. A margem de erro é de dois pontos porcentuais e o índice de confiança é de 95%.

As emendas parlamentares estão previstas na Constituição Federal de 1988. Até 2015, os repasses das emendas individuais não eram impositivos – ou seja, o governo federal não era obrigado a aplicar os recursos da forma que os deputados federais e senadores indicassem. Naquele ano, foi aprovada uma proposta de emenda à Constituição (PEC) que tornou o pagamento das emendas individuais obrigatório, o que reformulou o balanço de forças entre o Congresso e o Poder Executivo.

O Estadão revelou a existência das “emendas Pix” e do “orçamento secreto”, meios de pagamento das emendas parlamentares que dificultavam a rastreabilidade dos recursos. O orçamento secreto foi julgado inconstitucional pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em 2022. Em dezembro de 2024, após um período de suspensão dos repasses, a Corte condicionou o pagamento de emendas Pix a diretrizes de transparência.

Nesta segunda, o Estadão mostrou que o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) decidiu “taxar” a emenda Pix e cobrar uma espécie de pedágio de 1% para liberar cada recurso indicado por deputados e senadores nessa modalidade. O Executivo federal prepara uma portaria criando a cobrança. Vai funcionar assim: o parlamentar indica o recurso a um município e o governo vai reter 1% do valor na hora de liberar o dinheiro.

O Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos disse ao Estadão que a cobrança foi autorizada pela Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) deste ano e que o recurso será usado para melhorar o Transferegov.br, plataforma criada para centralizar e dar transparência aos repasses federais



Por: Estadão Conteúdo

Estadão

Recent Posts

Suspeito de assaltar deputado Delegado Olim e roubar relógio Rolex do parlamentar é preso

Por Redação O Estado de S. Paulo - 22/07/2025 15:28 Um homem de 25 anos,…

2 minutos ago

Nota Fiscal Goiana comemora mais de 1 milhão de consumidores cadastrados – Portal Goiás

O Programa Nota Fiscal Goiana, do Governo de Goiás, por meio da Secretaria da Economia,…

8 minutos ago

Polícia Civil prende investigado com centenas de arquivos digitais de pornografia infantil em Luziânia – Policia Civil do Estado de Goiás

A Polícia Civil de Goiás, por meio da Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Cibernéticos…

10 minutos ago

Danilo desembarca no Rio, celebra status no Botafogo e projeta títulos: ‘Honrar esse dinheiro’

Danilo já está no Rio de Janeiro para iniciar sua trajetória como reforço do Botafogo.…

15 minutos ago

Bruna Marquezine se emociona com elogio de Fernanda Montenegro

Bruna Marquezine viveu um momento especial ao se encontrar com a atriz Fernanda Montenegro, no…

17 minutos ago

5 informações sobre a ação e o uso da vitamina C na pele

A vitamina C é um dos ativos mais populares na dermatologia estética. Muito usada em…

29 minutos ago

This website uses cookies.